Literatura e Cultura - 18/04/2017 23:04 (atualizado em 18/04/2017 23:16)

Obra de João Gilberto Noll é tema do 'Programa Catatau'

Escritor gaúcho faleceu no último dia 29 de março
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Ouça o áudio:
18/04/2017 - Catatau
Foto: Joel Hibiner

O tradicional programa das noites de terças-feiras da Rádio 103 FM, apresentado por Roberto Mainardi Lopes e João Carlos Dal Magro Jr, que semanalmente traz assuntos ligados a literatura, música e cinema, trouxe nesta edição a obra do escritor gaúcho João Gilberto Noll.

O ESCRITOR JOÃO GILBERTO NOLL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nascido em Porto Alegre (RS), em 15 de abril de 1946, João Gilberto Noll trabalhou como jornalista nos jornais Última Hora e Folha da Manhã, no Rio, para onde se mudou em 1969. Estreou como escritor com um conto na antologia Roda de fogo, organizada por Carlos Jorge Appel, de Porto Alegre. Durante a década de 1970, alternou as atividades de jornalista com as de professor no curso de comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Em 1980, publicou seu primeiro livro, a coletânea de contos O cego e a dançarina. Autor prolífico, Noll lançaria romances e contos nas duas décadas seguintes, os quais resultaram na antologia Romances e contos reunidos, de 1997. Intérprete do sentimento pós-moderno de perda de sentido e de referência, João Gilberto Noll aborda a temática sexual em muitas de suas obras, o que o levou a ser comparado ao escritor e poeta inglês D.H. Lawrence.

Autor de estilo filiado a uma tradição introspectiva, seus personagens são perdidos em grandes solidões, de que é exemplo o romance Acenos e afagos, de 2008. Algumas de suas obras foram adaptadas para o cinema, entre as quais o conto “Alguma coisa urgentemente”, que inspirou o filme de Murilo Salles Nunca fomos tão felizes, de 1984, e o romance Hotel Atlântico, que deu origem ao filme de mesmo título, realizado por Suzana Amaral, em 2009.

João Gilberto Noll morreu em 29 de março de 2017, em Porto Alegre, aos 70 anos.

Fonte: Instituto Moreira Sales
Fonte: 103 FM
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...