JOVEM NA POLÍTICA - 12/08/2017 15:50 (atualizado em 12/08/2017 16:04)

Após pedido direto ao presidente, vereadores debatem projeto Parlamento Jovem em Maravilha

Na palavra livre, vereador Eder Moraes questionou razão para não apreciar projeto e direção explicou que não há estrutura
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Ederson Abi/WH Comunicações
A Câmara de Vereadores realizou mais uma sessão na manhã deste sábado (12) em maravilha. Com apenas dois expectadores no plenário, os vereadores aprovaram em primeiro turno um projeto que institui contribuição de melhoria, com asfaltamento de diversas ruas e avenidas no município, além de indicações e um requerimento.

Novos projetos do executivo, em regime de urgência, entraram no Legislativo. Um deles trata sobre abertura de crédito para remanejamento de dinheiro para as secretarias de Obras e administração. 

Foto: Ederson Abi/WH Comunicações

O destaque da sessão foi o momento da palavra livre, em que os vereadores teceram comentários sobre diversas situações. Entre as mais polêmicas, uma manifestação o vereadores Eder Moraes, diretamente ao presidente da Câmara, falando em audácia para colocar seu projeto “Parlamento Jovem” em análise no plenário. O projeto foi protocolado e não foi analisado nas últimas presidências. A manifestação repercutiu, com explicação por parte do diretor Nei Guzzati, a pedido do presidente Itamar Adler.

Em sua manifestação, o vereador Eder Moraes citou a atuação de jovens da escola Nossa Senhora da Salete, que estiveram na Assembleia Legislativa participando do projeto Parlamento Jovem. Para ele, o município tem as condições para formar novos políticos, incentivando desde cedo com esses projetos. Moraes citou o jovem Mateus Antunes, que participou de um projeto a nível nacional em 2015. Com todas as projeções, ele sugeriu aos vereadores a votação de seu projeto na Câmara. O título de "Jovem Brilhante" é uma homenagem e reconhecimento para jovens que participaram das ações. O vereador pediu para que o presidente colocasse em análise seu projeto “Parlamento Jovem”. “Por duas vezes eu apresentei projeto de lei, protocolo, os presidentes passados não tiveram audácia de colocar o projeto em discussão”, afirmou. Segundo ele, diversas Câmaras têm vereador mirim e parlamento jovem.

O diretor da Casa, Nei Guzzati, explicou que a Câmara de vereadores de Maravilha já desenvolveu o projeto “Vereador Mirim”. No entanto, a ação não foi mais realizada, já que não há estrutura para executar a ideia. Segundo ele, as crianças precisam ser orientadas com noções de democracia, ética e outras questões. Para isso, precisa uma equipe, já que seriam 11 crianças. Segundo ele, o presidente questiona a organização de uma estrutura antes de iniciar um novo projeto ou retornar com o “Vereador Mirim”. 

Cleber Pertussati
O vereador fez referência ao Dia do Advogado, citando os profissionais da área que trabalham no Legislativo. Como são muitos, Pertussati afirmou que "não pode sair Lei mal feita na Câmara". Ele também leu um texto sobre a história da advocacia.

Jandir Primon

Ele citou o Destaque Rural em Linha Barro Preto. Falou sobre uma rotatória na Avenida Sete de Setembro, esquina com a Rua Independência. Primon pediu ofício para incluir  categoria de ovinos no Destaque Rural.

Jeovany Folle

O vereador apoiou a ideia de Eder Moraes do "Vereador Mirim" que, segundo ele, auxilia na discussão da política desde cedo. Citou o Bairro Kasper e as precariedades do parque para as crianças no local. 

Celso Ledur

Vereador citou o pedido sensato de Primon e afirmou que a administração está se esforçando para resolver os problemas do trânsito no município. Sobre a praça do Kasper, Ledur citou vandalismo e depredação de outras praças e parques. Ele pediu auxílio da população para manutenção dos locais. Ledur fez referência ao Destaque Rural e parabenizou a organização. 

Marclei Grando

Citou a homenagem de Dia dos Pais e o Dia do Advogado. Ela sugeriu uma ação conjunta entre todos os vereadores para manutenção das praças de Maravilha. Marclei disse que concorda com o projeto do vereador Eder Moraes, sobre o Jovem Brilhante e o Parlamento Jovem. " Precisamos preparar jovens" afirmou. Pediu ao presidente Itamar Adler para discutir o projeto, independente de quem deu a ideia. 

Luiz Hermes Brescovici

O vereador disse que esteve em Linha Concórdia, nas proximidades do Posto Kakareko. Ele disse que a poeira no local não permite que os moradores vivem com tranquilidade no local. Presente na sessão, ele pediu ao diretor de trânsito proibição da passagem de caminhões pelo local. 

Natalino Prante

O vereador fez referência ao Prêmio Destaque Rural e sugeriu mais investimentos no setor a cada dia. Ela falou sobre os trabalhos para nomeação de um gestor para o cemitério. Prante disse que houve depredação em um túmulo e o Boletim de Ocorrência será anexado à Comissão Especial do Cemitério.


VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Rádio Líder FM/Ederson Abi/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...