COMISSÕES - 14/11/2017 08:24

Vereadores se reúnem com Secretaria de Agricultura para discutir projeto sobre brucelose

Matéria foi aprovada na sessão de segunda-feira (13)
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação 

Os vereadores maravilhenses se reuniram na tarde de segunda-feira (13) com a Secretaria de Agricultura de Maravilha, com o objetivo de discutir sobre o Projeto de Lei nº 40/2017, que altera a ajuda de custo dada aos agricultores na realização dos exames da brucelose e tuberculose, passando de R$ 5 para R$ 10 por exame realizado, bem como as regras para fazer jus ao recebimento do valor.

Participaram do momento o presidente da Casa, Itamar Adler (PSD), os vereadores Eder Moraes (PMDB), Láurio Stieler (PP), Natalino Prante (PP), Jeovany Folle (PSDB), Jandir Primon (PP) e Luiz Brescovici (DEM), o secretário de Agricultura, Pedro Ioris, o veterinário, Carlos Nunes, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Maravilha, Enio Castanha.

Conforme o secretário explicou aos vereadores, será exigido que os agricultores apresentem os exames de brucelose e tuberculose do rebanho. “Quem não apresentar, será penalizado com o corte dos programas que a Secretaria de Agricultura oferece”, analisa Ioris.

Para o veterinário, a brucelose causa sérios problemas de saúde. “Por isso, esta exigência se faz importante. Temos o objetivo de fazer com que as propriedades tenham certificação como livre de brucelose e tuberculose. E, para se ter essa certificação junto à Cidasc, você precisa fazer o exame do rebanho e repetir em seis meses. Se estiver livre, você pode pedir o certificado”, ressalta. Contudo, a ideia inicial é que esse exame seja feito anualmente.

Os vereadores então propuseram uma emenda para melhorar o projeto. O vereador Láurio, na sessão de sábado (11), propôs uma emenda de plenário, na qual altera de um ano para sete meses a exigência do exame.
O projeto entrará para votação na sessão de logo mais, às 19h, no plenário Frei Silvestre Gialdi.

Brucelose

A brucelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Brucella que causa sintomas como febre alta, dor de cabeça e dores nos músculos dos indivíduos afetados.

A brucelose é transmitida de animais para humanos através da ingestão de carne contaminada mal cozida, alimentos lácteos caseiros não pasteurizados, como leite ou queijo, por exemplo, através da inalação da bactéria porque ela pode se espalhar pelo ar e pelo contato direto com secreções do animal infectado.

A brucelose humana tem cura quando o seu tratamento é feito logo que seja diagnosticada a doença e, geralmente, envolve o uso de antibióticos durante cerca de dois meses para eliminar a bactéria do organismo do indivíduo.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Rádio Líder FM/Nelcir Dall'Agnol/WH Comunicações com informações da Ascom do legislativo de Maravilha
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...