Chuvas no Oeste - 26/06/2014 09:15 (atualizado em 26/06/2014 13:30)

Rio Uruguai ultrapassa os 10 metros acima do normal em Mondaí

Riacho Capivara também está transbordando
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Uruguai ultrapassa os 10 metros acima do normal Foto: Arquivo Pessoal/ Denise Richter/ Facebookus Gustavo Imhoff/ Rádio Porto Feliz
A chuva que cai desde a madrugada de quarta-feira (25) e que segue sem cessar na região Oeste e Extremo-Oeste já vem causando diversos prejuízos e transtornos em muitos municípios.
Em Mondaí, o Rio Uruguai atingia 10,5 metros acima do seu nível normal no fim da manhã de quinta-feira (26). A travessia para o Rio Grande do Sul está suspensa. A previsão é de que as águas continuem se elevando nas próximas horas, já que deve continuar a chover na região.
Uruguai ultrapassa os 10 metros acima do normal Foto: Arquivo Pessoal/ Denise Richter/ Facebook

O Uruguai já está atingindo as construções próximas ao porto da barca e parte da Praça do Porto está submersa. Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, André Sott, duas famílias já foram retiradas de casas no local. A prefeitura providenciou a retirada dos pertences. Outra família também foi retirada de casa em Linha Catres, no interior de Mondaí, onde o nível do Uruguai já atinge o Posto de Combustíveis da comunidade.

Segundo Sott, em geral são registrados problemas em toda área rural do município, principalmente nas mais baixas, com transbordamento de riachos e alagamentos. Também há estradas interditadas às margens do Uruguai e na região das linhas Antas e Tatu.

O Rio das Antas também está acima do nível normal e já atinge diversas residências que ficam próximas. A área de lazer de Mondaí também está alagada.

Conforme informações do Inmet/Ciram, nas últimas horas o acumulado de chuva no município chegou a 238 milímetros. De acordo com André Sott, em média a água dos rios está subindo 15 centímetros por hora e a previsão é de que chova pelo menos mais 100 milímetros até esta sexta-feira (27). Ele orienta a população para que se previna e retire bens e animais das áreas com possibilidade de alagamento.

Devido aos problemas causados pelas chuvas, a Secretaria de Educação de Mondaí e as escolas estaduais cancelaram as aulas na tarde desta quinta e também nesta sexta-feira. A APAE Raio de Sol cancelou as atividades na tarde desta quinta e na Casa da Cultura as oficinas foram suspensas nesta quinta e sexta-feira. Somente na Escola Elizabeth Ramminger haverá aula hoje à tarde. A Creche Municipal também estará funcionando normalmente nesta quinta e sexta.

Quanto a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, as informações são de que a situação ainda é tranquila, mas o excedente da represa já está sendo liberado pelo vertedouro desde a manhã de quarta-feira.
Riachos transbordaram no interior de Mondaí Foto: Matheus Gustavo Imhoff/ Rádio Porto Feliz
Fonte: Rádio Porto Feliz
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3