Chuvas no Sul - 27/06/2014 10:04 (atualizado em 27/06/2014 11:46)

Enchente bloqueia uma das principais ligações entre RS e SC

Travessia sobre a RSC-480, que conecta Erechim a Chapecó, está interrompida
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Reprodução Internet

A chuva forte continua causando estragos no Oeste. O Rio Uruguai já subiu cerca de 13 metros e interditou a ponte do Goio-Ên, que liga Chapecó a Nonoai-RS. Já a ponte da BR-386, que conecta o Rio Grande do Sul ao oeste catarinense, está liberada. Há cerca de 500 desalojados nos municípios ribeirinhos, como Águas de Chapecó, São Carlos e Itapiranga. 

A BR 282 também está interditada entre Chapecó e Pinhalzinho. Houve uma queda de barreira em Nova Itaberaba, no início da manhã. Segundo a Polícia Rodoviária Federal não há previsão para liberação.Até o fim da noite de quinta-feira, três municípios já haviam decretado situação de emergência: ChapecóRio das Antas e Palmitos

No Oeste, onde no mínimo 20 cidades foram afetadas até quinta-feira, os volumes de chuva vão continuar intensos nesta sexta, o que inspira atenção dos moradores. Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta entre o Sul do Estado e o Rio Grande do Sul, com a formação de uma área de baixa pressão. Isso vai intensificar as chuvas no fim do dia entre o Sul e a Serra catarinense.

Mapa mostra a atuação de nuvens carregadas de chuva em SC
As regiões mais afetadas até agora são o Oeste e o Meio-Oeste, com volumes de chuva passando de 300 milímetros em alguns municípios — lembrando que o normal para a época é que o mês de junho tenha entre 100mm e 180mm. Confira os acumulados até a manhã desta sexta-feira:

Chapecó: 377 mm
Mondaí: 349 mm
Joaçaba: 253 mm
Águas Frias: 229 mm
Água Doce: 178 mm
Passos Maia: 170 mm
Fraiburgo: 163 mm
Lebon Régis: 153 mm
Ouro: 189 mm
Campos Novos: 178 mm
Abdon Batista: 165 mm
Ponte Alta 134: mm
Brunópolis: 138 mm
Painel: 109 mm
Urupema: 103 mm
São Joaquim: 100 mm 
A Defesa Civil mantem alerta para inundações nas bacias do Rio do Peixe, do Rio Uruguai e do Rio Chapecozinho. O alerta para deslizamentos no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul também continua.

Outras regiões também já registram muitos volumes de chuva, conforme o levantamento feito pela Central de Meteorologia da RBS:

O céu fica encoberto e pode chover a qualquer hora em todas as regiões de Santa Catarina. As cidades que já foram afetadas nos últimos dias continuam em atenção, sobretudo no Oeste, Sul e Serra. Confira o que diz o meteorologista da RBS Leandro Puchalski sobre o tempo nesta sexta:

"O dia será nublado e com chuva a qualquer hora em todas as regiões. Atenção que a chuva deverá aumentar de intensidade ao longo da tarde e noite em boa parte de SC, com destaque para Oeste, Serra e Sul. Muita atenção em relação as áreas de risco devendo a população mais atingida levar em consideração todas as recomendações da Defesa Civil. Os volumes previstos só para esta sexta-feira devem se aproximar ou até passar do normal de chuva em algumas cidades."

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3