Menos Passageiros - 08/01/2017 12:48 (atualizado em 08/01/2017 13:06)

Movimento no aeroporto de Chapecó cai em 2016

Com cerca de 383 mil passageiros no ano passado, movimento foi menor se comparado a 2015
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Reprodução

Para muita gente as férias já terminaram, a época de viajar já passou e agora é hora de voltar a rotina. Como o perfil do Aeroporto de Chapecó é mais executivo, diferente do de Florianópolis, por exemplo, que tem foco turístico, o movimento se manteve na média, sem elevação nos meses de dezembro e janeiro.

Mesmo assim, com as facilidades e o preço mais acessível, viajar de avião se tornou mais comum. No mês passado 35.234 passageiros passaram pelo Aeroporto, um número um pouco maior que novembro, que teve um movimento de 34.032 pessoas.

Em todo ano de 2016 foram 419.685 passageiros que passaram pelo Aeroporto de Chapecó, uma queda de 5,9% em relação a 2015, quando o movimento foi de 446.135. Entre 2014 e 2015 o houve um crescimento de 6%, o ano passado foi o primeiro em algum tempo que houve diminuição do movimento. Os dados são apenas uma estimativa. Os números oficiais são repassados pelas companhias apenas no dia 5 de janeiro.

Atualmente são cerca de oito voos diários e mais de 350 cidades do Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul atendidas pela infraestrutura do Aeroporto, uma população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

Pousos e decolagens

Com o Carnaval chegando e muitos feriadões em 2017 o transporte aéreo pode ter suas vantagens e, por isso, a movimentação no aeroporto deve continuar nos próximos meses. Em Chapecó são três destinos principais: São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre. Confira os horários:

CHEGADAS
Gol
Origem: São Paulo (Guarulhos) – 9h10, segunda, terça, quinta, sexta e sábado
Origem: São Paulo (Guarulhos) – 19h10, segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado
Avianca
Origem: Brasília/Florianópolis – 00h45, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo
Origem: São Paulo/Florianópolis – 13h45, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo
Azul
Origem: Porto Alegre – 8h25 – segunda e quarta
Origem: Campinas – 13h – segunda, terça, quarta, quinta e sexta
Origem: Campinas – 14h45 – sábados
Origem: Porto Alegre – 18h25 – sexta e domingo
Origem: Campinas – 23h20 – segunda, terça, quarta, quinta e sexta.
Origem: Campinas – 23h15 – domingos

SAÍDAS
Gol
Destino: São Paulo (Guarulhos) – 9h40 – segunda, terça, quinta, sexta e sábado
Destino: São Paulo (Guarulhos) – 19h40 – segunda, quarta, quinta, sexta e sábado
Avianca
Destino: Florianópolis/São Paulo – 14h15 – segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo
Destino: Florianópolis/Brasília – 6h ­ segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo
Azul
Destino: Campinas – 6h45 ­ segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo
Destino: Campinas – 6h40 – domingo
Destino: Porto Alegre – 8h55 – segunda e quarta
Destino: Campinas – 13h40 ­ segunda, terça, quarta, quinta, sexta
Destino: Porto Alegre – 18h55 – sexta e domingo

Secretaria de Aviação Civil anuncia recursos para Aeroporto de Chapecó

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso deve ser totalmente reformulado. A informação é da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Infraestrutura. O secretário de Infraestrutura João Carlos Ecker participou de reunião na Secretaria de Aviação Civil (SAC), com o diretor de gestão do Programa de Auxílio aos Aeroportos, Eduardo Henn Bernardi e a presença do prefeito de exercício de Chapecó, João Marques Rosa.

Na reunião, na qual foi anunciada a liberação de recursos para a reformulação do aeroporto, foi apresentada a proposta para a construção de uma nova estrutura, contemplando novo terminal de embarque, pista, hangares e acessos transformando o Serafin Enoss Bertaso em um aeroporto também de cargas.

O projeto também contempla as desapropriações, que devem ser realizadas pelo Governo do Estado e pelo município, além dos equipamentos para melhorar a navegação aérea e pouso com auxilio de instrumentos, cuja falta tem sido motivo de cancelamento de muitos voos em Chapecó por causa das condições climáticas. O secretário destacou que a busca por recursos para o aeroporto é uma luta do Estado. 

"O aeroporto de Chapecó é a prioridade do Estado de Santa Catarina para os investimentos que serão feitos pela Secretaria de Ação Civil. Esta é a nossa batalha, já que, os recursos que seriam investidos nos aeroportos de todo país
foram drasticamente enxugados", explicou Ecker.

Segundo o secretário, o ano de 2017 deverá ser de alinhamento do projeto, que deverá passar por várias etapas. Somente depois da conclusão e aprovado dentro das normas necessárias é que os recursos serão liberados.

Fonte: RedecomSC
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3