Tecnologia - 12/05/2017 17:19

Mega ataque virtual derruba sistemas de comunicação ao redor do mundo

Conforme o diretor da empresa russa de cibersegurança Kaspersky, Costin Raiu, mais de 45 mil invasões hacker foram registradas em 74 países
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Sistemas de comunicação de empresas e de serviços públicos em diferentes países — como Alemanha, Brasil, Espanha, Filipinas, Japão, Rússia e Turquia, entre outros — enfrentam, nesta sexta-feira (12), um megaciberataque. Nas telas dos computadores, segundo a Folha de S.Paulo, mensagens aparecem pedindo o pagamento em bitcoins (moedas virtuais) equivalentes a US$ 300 (R$ 940) para reativar o sistema — valor que subiria com o passar do tempo.

No Brasil, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) foi alvo do ataque e funcionários foram orientados a desligar os aparelhos. Por volta das 15h50min, o site do TJ-SP estava fora do ar. Funcionários do banco Santander e da Vivo também relataram problemas nas redes internas, mas as assessorias negam a informação.

Ainda segundo a Folha, na Espanha, a rede interna da Telefônica foi hackeada. Já no Reino Unido, cerca de 16 hospitais públicos tiveram os computadores bloqueados. O acesso a prontuários ficou comprometido e ambulâncias precisaram ser redirecionadas.

Conforme o diretor da empresa russa de cibersegurança Kaspersky, Costin Raiu, mais de 45 mil ataques foram registrados em 74 países — sendo a Rússia o mais atingido — e o número continua crescendo. A imprensa espanhola indica que a ação tem origem na China.

O ataque é resultado de um vírus que se espalhou por meio de uma falha do Windows. A Microsoft reportou a falha de segurança em março e recomendou a atualização de versões em diversos sistemas operacionais, entre elas Windows 7, 8 e 10.
Fonte: Rádio Gaúcha
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...