Anchieta - 15/03/2018 21:26 (atualizado em 16/03/2018 08:57)

Abertura oficial da 12ª Expo Anchieta e da 6ª Festa Nacional das Sementes Crioulas é nesta sexta feira

Mais de 70 expositores estarão presentes. A entrada para a Feira e para os shows é gratuita
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O município de Anchieta está comemorando 55 anos de emancipação e, para tal, a administração municipal, com apoio de entidades locais, realiza, de 16 a 18 de março, a 12ª Expo Anchieta e a 6ª Festa Nacional das Sementes Crioulas. O objetivo é promover os empreendimentos, as experiências produtivas e as potencialidades do município para a população de Anchieta e para o conjunto da região e do país. "Queremos evidenciar a força e a dinâmica da indústria, do comércio, da agricultura, do turismo e dos serviços de Anchieta, proporcionando oportunidades de expansão do conhecimento e dos negócios durante e após o evento", destaca o prefeito, Ivan Canci.

O evento vai reunir diversos atores e setores da economia local, em um espaço privilegiado que contribuirá para o desenvolvimento integrado do município. Na Festa Nacional das Sementes os visitantes poderão prestigiar a riqueza da agrobiodiversidade local e regional, bem como a importância da manutenção das sementes crioulas como condição de segurança e soberania alimentar às famílias rurais e à sociedade. A Expo Anchieta vai demonstrar o elevado potencial do comércio, da indústria, dos prestadores de serviços e empreendedores locais. Ao todo, serão mais de 70 expositores presentes.

O cerimonial de abertura da 12ª Expo Anchieta e da 6ª Festa Nacional das Sementes Crioulas será realizado na sexta-feira (16), às 19h30, na área coberta da praça municipal Orestes Gheller. No cerimonial está prevista a apresentação de grupos culturais locais de dança, canto e violão, pronunciamento das autoridades e abertura dos estandes para visitação. O evento tem a presença confirmada de lideranças das organizações do comércio, da indústria, da agricultura, das igrejas, de prefeitos e vice-prefeitos dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (Ameosc), de deputados estaduais e federais, vereadores/as, de empresários e representantes das Associações Empresariais da Facisc.

Ainda na noite desta sexta-feira, após a abertura, será proferida palestra sobre "Desenvolvimento local com qualidade de vida", promovida em parceria com a Acisa e CDL. No sábado (17) pela manhã é a vez do seminário agricultura e alimentos para a vida e à tarde 13 oficinas, dentre elas artesanato com sementes, agroturismo e ecoturismo, melhoramento genético de variedades de milho crioulo, plantas não convencionais na alimentação e plantas nativas, bioconstrução, plantas medicinais, jogos teatrais, culinária à base de milho, hortas e quintais produtivos.

Gastronomia à base de milho

Uma das atrações que será destaque na festa e que vai encantar o público será a alimentação diversificada e saudável. Serão seis bancas de alimentação no espaço da festa com as maravilhas que as sementes e especialmente o milho podem oferecer: milho verde, pamonhas, sobremesas, sucos naturais, pasteis, polenta sapecada e muito mais.

Durante a festa será realizado o 1º Festival de Macarrão de Milho com variados acompanhamentos e o Café Colonial, tradicionalmente organizado pela Apae, terá seus ingressos vendidos para o sábado à noite. Os restaurantes que funcionam na cidade de Anchieta também estão preparados para oferecer pratos típicos para os visitantes.

Agenda de shows e programação cultural

Na programação cultural, os participantes poderão prestigiar a Mostra de Música Regional, show com os trovadores Pedro Munhoz e Pedro Pinheiro, Banda Céus e Cantos e Canto Nativo e o show nacional com a Banda Anjos do Hanngar. O desfile histórico cultural será no domingo pela manhã.

A estimativa dos organizadores é reunir grande público. A entrada para a Feira e para os shows é gratuita.

Confira a programação completa:

DIA 16/03/2018 (Sexta-feira)

17h30 Assembleia dos Prefeitos da Ameosc

19h30 Abertura oficial na Praça Orestes Gheller

20h30 Palestra “Desenvolvimento local com qualidade de vida”.
Palestrante: Denilson Balbon - Local: Câmara de Vereadores

DIA 17/03/2018 (sábado)

9h Início da visitação aos estandes e abertura das bancas de alimentação, de produtos coloniais e orgânicos

9h Abertura do seminário com lançamento do CD “Carta de Olga”

9h15 Seminário Agricultura e Alimentos para a Vida - Cuidando de si e do mundo para uma vida mais longa com saúde. Palestrantes: Inês Claudete Burg – UFFS/Chapecó/SC e Graciela Caroline Gregolin – Fadep/Pato Branco/PR. Local: Igreja Matriz Santa Lúcia

14h às 16h Oficinas

17h Show Cultural “Um outro olhar do Sul” com Pedro Munhoz e Pedro Pinheiro na Câmara de Vereadores.

18h às 22h Café Colonial (Promovido pela Apae de Anchieta). Será servido no Centro de Convivência dos Idosos.

19h Celebração das Sementes Crioulas e Alimentação Saudável na Igreja Matriz

20h30 Show com o Grupo Canto Nativo

21h Fechamento das estandes

23h Show Nacional com a Banda Anjos do Hanngar

DIA 18/03/2018 (Domingo)

9h Início da visitação aos estandes e abertura das bancas de alimentação, de produtos coloniais e orgânicos

9h Desfile Histórico Cultural  

10h30 Celebração Ecumênica pela Vida e Diversidade

13h Palco Livre para apresentações de artistas

15h Mostra Regional de Música – Jacir Faccin e Convidados

18h Show Banda Céu e Cantos

21h Fechamento das estandes e encerramento

Fonte: WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...