APLICATIVO - 05/04/2018 10:50 (atualizado em 05/04/2018 11:30)

O que é Yubo? App de relacionamento usado por crianças gera polêmica

O Yubo se descreve como voltado para crianças e adolescentes maiores de 13 anos
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Ilustração

O aplicativo Yubo vem causando polêmica em diversas partes de mundo, inclusive no Brasil. O app, que está sendo chamado em diversos sites de "Tinder para crianças", tem como slogan "make new friends" (faça novos amigos, em português). Disponível para celular Android e iPhone (iOS), o Yubo funciona exatamente como o Tinder, aplicativo de relacionamento voltado para jovens e adultos.

Ou seja, o usuário curte ou não os perfis de pessoas que estão em localidades próximas. Se a pessoa que você gostou também der um "like", vocês combinam e viram "amigos". Uma das postagens que está sendo compartilhada sobre o assunto diz que "Nada no planeta vai ser mais perigoso que esse app [para crianças]". Entenda a seguir a polêmica e os possíveis riscos do aplicativo.

O Yubo se descreve como voltado para crianças e adolescentes maiores de 13 anos — idade que não é aceita no Tinder. Segundo as regras da empresa por trás do aplicativo, usuários entre 13 e 17 anos ficam em um grupo à parte dos adultos, e precisam confirmar que têm a permissão de um responsável para usar a rede social. Porém, em testes feitos ao escrever esta matéria, nenhuma mensagem de aviso foi exibida ao se inscrever como menor de idade e, de forma bem rápida, conseguimos acessar o aplicativo.

A única parte em que há alguns alertas mais destacados é nos termos de uso, que aparecem ao final do cadastro. No entanto, tudo está inglês, assim como o resto do aplicativo. Além disso, o Yubo permite adicionar os amigos no Snapchat, fazer streaming, enviar fotos, vídeos, etc.

or motivos como estes, pais e autoridades questionam a segurança do aplicativo com medo de que qualquer pessoa com más intenções (como pedófilos, por exemplo) possa se passar por adolescente e causar algum mal aos usuários menores de idade. Uma escola de Cornwall, na Inglaterra, enviou um e-mail para os responsáveis alertando-os da grande quantidade de alunos inscritos no app, que poderia ser usado por "criminosos sexuais para atingir jovens". Em diversas outras partes do Reino Unido, a polícia e a NSPCC (Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças) advertiram sobre a segurança das crianças que usam o Yubo.

Controle parental

Seja no Yubo ou em qualquer rede social ou aplicativo que envolva conhecer outras pessoas (como jogos, por exemplo), é importante que os pais controlem a atividade de seus filhos crianças e adolescentes na Internet.. Isso pode ser feito de várias maneiras.

O site do Yubo possui um guia para pais e responsáveis, em que explica como o aplicativo funciona e como reportar qualquer mensagem ou usuário estranho. A rede social ainda ensina um passo a passo de como o responsável deve proceder com seus filhos: conversar sobre o porquê de gostarem do Yubo e de outros sites e aplicativos; encorajar a ser tão respeitoso no virtual quanto na vida real; e tranquilizar, dizendo que não estão sozinhos e que podem contar com seus pais caso estejam preocupados com algo.
Fonte: TechTudo
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...