GUARACIABA - 13/06/2018 11:36 (atualizado em 14/06/2018 10:25)

GUARACIABA: MDB recebe confirmação de Executiva estadual e expulsa vereador do partido

Polêmica iniciou após a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores no dia 1º de janeiro de 2017
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O presidente da Câmara de Vereadores, Irinei Arndt disse que vai recorrer da decisão - Foto: Cinthia Borsatto

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Guaraciaba confirmou nesta semana a expulsão do vereador Irineu Arndt, presidente do Legislativo municipal. A polêmica se deu em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores no primeiro dia do mês de janeiro de 2017. Contrariando o combinado entre os partidos, Irinei Arndt votou em si mesmo para o cargo de presidente da Casa e acabou eleito com os votos dos vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) Valmir Stuani, Gerson Ferronato, Vilson Stürmer e Gilson Schuck.

O ex-presidente do MDB de Guaraciaba, Jorge Bianchi - Foto: WH Comunicações

O ex-presidente do MDB de Guaraciaba Jorge Bianchi diz que o processo pela expulsão do vereador foi iniciado ainda no ano passado, mas foi somente nesta semana que a Executiva estadual encaminhou a decisão. 

“Tínhamos um acordo entre os partidos da coligação vencedora do pleito de 2016, a orientação era votar no candidato mais votado. Não houve entendimento, o Irineu não aceitou, disse que não votaria no Clodoaldo e nem no Paulo. Tentamos que ele fosse o vice para no segundo ano assumir a presidência, mas não houve esse entendimento por parte dele. Ele votou em si mesmo e se elegeu presidente. O partido representou contra o vereador Irineu, foi feito todo o trâmite, foi concluído e mandado para a Executiva estadual em meados de agosto de 2017 e na segunda-feira (11) veio o relatório da expulsão do vereador”, explica.

Em entrevista, o presidente do Legislativo Irineu Arndt disse que vai recorrer e reverter a expulsão. “É uma situação triste porque eu só tive um partido na minha vida, que sempre foi o MDB. Sou filiado desde 10 de dezembro de 1985. Houve um pedido de expulsão efetuado pelo vereador e hoje secretário-regional, Paulo Meneghini. Eu não votei em outros partidos, votei no vereador do MDB, defendi o meu partido. E cabe recurso, vou buscar os recursos, vou buscar até a última hora permanecer no meu partido, no partido que eu sempre fui filiado”, argumenta. 

RELEMBRE O CASO

No dia 1º de janeiro de 2017, logo após serem empossados prefeito, vice e vereadores de Guaraciaba, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, gestão biênio 2017/2018. Os trabalhos com voto aberto foram conduzidos pelo vereador mais votado, Clodoaldo Fontana. Para presidente foi eleito Irineu Antônio Arndt (MDB), com cinco votos. Clodoaldo Fontana (PSDB) recebeu quatro votos. Para vice-presidente foi eleito Gerson Ferronato (PT), para primeiro-secretário, Gilson Schuck (PT), e segundo-secretário, Valmir Stuani (PT).

Para o cargo de secretário foram feitas três eleições. Na primeira e segunda votações Laura Scalco (PMDB) e Paulo Meneghini (MDB), respectivamente, renunciaram, por não concordar com o acordo que elegeu Irineu Arndt como presidente. Com a polêmica formada, devido ao apoio dos quatro votos do PT - Valmir Stuani, Gerson Ferronato, Vilson Stürmer e Gilson Schuck - para Irineu Arndt, houve vaias por parte do público presente. 

Arndt, que era do MDB e que fazia parte da coligação de situação, votou em si mesmo, fazendo com que Clodoaldo Fontana perdesse o pretendido cargo de presidente. Fontana, que também votou em si, recebeu os votos do então vereador Paulo Meneghini (MDB), Pedro Trevisol (PSD) e Laura Scalco (MDB). Na época, durante o pronunciamento de posse do novo presidente da Câmara de Vereadores, os descontentes, em forma de protesto, se retiraram do local, retornando logo depois.
Fonte: WH Comunicações / Camila Pompeo / Inácio Rohden e Adriano Rodrigo
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...