PREVISÃO DO TEMPO - 14/06/2018 09:03 (atualizado em 14/06/2018 10:17)

Com 2ºC de temperatura, geada é registrada em São Miguel do Oeste e região

Durante o dia a temperatura segue baixa, com céu encoberto e presença de sol
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Geada em Descanso / Foto: Sonia Wronski / 103FM
Meteorologista Piter Scheuer / Foto: Divulgação

E a geada esteve presente novamente na região nesta quinta-feira (14). São Miguel do Oeste registrou temperatura de 2ºC ao amanhecer. Durante o dia a temperatura segue baixa, com céu encoberto e presença de sol no decorrer das próximas horas. Já nos municípios próximos ao Paraná haverá aumento de nuvens no fim da tarde e noite, com possibilidade de chuva isolada. Temperatura máxima será de 13ºC.

A sexta-feira (15) terá muitas nuvens, mas o sol aparece em alguns períodos. Temperatura baixa, mínima entre 3 e 4ºC com máxima entre 13 e 15ºC.

O sábado e o domingo (16 e 17) terão temperaturas próximas de zero, com máxima entre 15 e 16 ºC, com tempo bom e presença de sol. 

Não há previsão de chuva nos próximos sete dias em São Miguel do Oeste.

O meteorologista Piter Scheuer traz a previsão do tempo para São Miguel do Oeste e região ao vivo pela 103,7, sempre às 8h40, dentro do programa Atualidades.

Linha Santa Catarina, São Miguel do Oeste / Foto: Carlos Bedin
Nesta quarta-feira, um centro de alta pressão continental (massa de ar se frio e seco - polar - Representado pela letra A na Carta Sinótica de Superfície) inibe o processo de formação de nuvens, promovendo uma noite de céu estrelado com pouquíssimas nuvens em boa parte dos setores do estado catarinense / Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA 

AR POLAR REFORÇA FRIO ACENTUADO COM FORMAÇÃO DE GEADA AMPLA EM VÁRIAS ÁREAS DO ESTADO!!!

Quinta-feira 14/06/2018

​►TEMPO EM SC: Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão polar) favorece tempo firme e ensolarado (céu azul com poucas nuvens) na maioria das regiões catarinenses com temperaturas baixas promovendo a formação de geada ampla entre a madrugada e amanhecer nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e de forma menos abrangente e isolada no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Alguns momentos de muitas nuvens ocorrem em pontos do Oeste ao Planalto Serrano e algumas áreas do Vale do Itajaí e parte do Litoral Sul. No decorrer da tarde e período noturno, aumento de nuvens nos setores que fazem divisa com o Paraná com possibilidade de chuva. O aprofundamento de um cavado invertido (região alongada de baixa pressão) favorece muitas nuvens carregadas com chuvas ocasionais ao longo do final da tarde e noite nos municípios que fazem divisa com o PR, incluindo os setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis. O ar frio e úmido concentrado nos primeiros níveis da atmosfera são os ingredientes necessários para a formação de alguns nevoeiros no amanhecer em alguns pontos do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Vale do Itajaí. Formação de Sincelo entre o Morro da Igreja e o Morro das Torres no topo da Serra entre a madrugada e inicio do dia.
Foto enviada pelo internauta Fabiano Willms, de São Miguel do Oeste. Registro foi feito nas proximidades da Willy Barth

TEMPERATURA: Muito baixa entre a madrugada e amanhecer com mínimas variando entre -1 a 3ºC no Extremo Oeste e Oeste (0 a -3ºC em municípios como Ponte Serrada, Irani e Faxinal dos Guedes no Oeste), -2 a 1ºC entre o Meio Oeste e municípios que fazem divisa com o Planalto Sul. No topo da Serra Catarinense como as cidades de Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e pontos altos de Urubici (Morro da Igreja e Distrito de Vacas Gordas) a temperatura varia entre -1 a -4ºC com formação de geada ampla e severa no amanhecer. No Morro das Antenas e Morro da Igreja, possibilidade de formação de sincelo. Mínimas no inicio do dia variando entre 2 a 5ºC no Litoral Sul, 5 a 8ºC em Florianópolis, 0 a 3ºC na Grande Florianópolis Serrana. Os termômetros podem variar entre -1 a 2ºC no Planalto Norte e 3 a 6ºC no Vale do Itajaí. Durante o dia as temperaturas máximas ficam amenas, variando entre 12 a 17ºC na maioria das regiões de SC.

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 35 a 45 km/h. Mar agitado com altura de onda entre 1,5 a 2,5 m, próximo a costa e em alto mar picos oscilado entre 3,0 a 4,5 m. Ressaca em todo o Litoral com mar revolto. Ventos em alto mar variando entre 50 a 75 km/ de sudoeste em alto mar. Não aconselháveis pequenas e médias embarcações em alto mar.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sexta-feira 15/06/2018

►​TEMPO EM SC: O ar seco e frio que cobre boa parte da região Sul do Brasil, inibe o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo a presença do sol entre nuvens (céu nublado – tempo fechado) na maioria dos setores catarinenses. Momentos de muitas nuvens ocorrem ao longo do estado, devido à umidade presente na baixa troposfera em combinação com os ventos fortes em grandes altitudes. Entre o Litoral Norte, Planalto Norte e alguns pontos do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis, variação de nuvens (céu nublado) com chuva ocasional mal distribuída ao longo do dia, alternando com momento de melhoria devido o aprofundamento de um cavado invertido (região alongada de baixa pressão). Formação de geada e alguns nevoeiros isolados entre o Planalto Sul e áreas altas do Oeste e Meio Oeste entre a madrugada e amanhecer.

►TEMPERATURA: A dinâmica da alta pressão favorece mínimas um pouco mais elevadas, oscilando entre 2 a 5ºC no Oeste e Meio Oeste, 1 a 3ºC nos municípios do Planalto Sul que fazem divisa com o Meio Oeste e entre 5 a 7ºC no Planalto Norte. No topo do Planalto Sul, mínimas variando entre -2 a 0ºC. Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, mínimas entre 4 a 7ºC. Entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas variando entre 8 a 12ºC. Durante a tarde, temperatura máxima variando entre 13 a 16ºC na maioria das regiões do Estado.  

VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 35 a 45 km/h. Algumas oscilações do quadrante sudeste a sul, ocorrem entre o Vale do Itajaí, Planalto Serrano e Litoral Norte. Mar agitado com altura de onda entre 1,5 a 2,5 m, próximo a costa e em alto mar picos oscilado entre 3,0 a 4,5 m. Ressaca em todo o Litoral com mar revolto. Ventos em alto mar variando entre 50 a 75 km/ de sudoeste em alto mar. Não aconselháveis pequenas e médias embarcações em alto mar.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sábado 16/06/2018

►TEMPO EM SC: Um centro de alta pressão polar e continental (massa de ar seco e frio) promove tempo firme e ensolarado entre o Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e algumas áreas do Planalto Sul intercalando com momentos de maior nebulosidade (céu nublado). O aprofundamento de um cavado invertido (região alongada de baixa pressão) favorece entre a madrugada e turno da manha condição de céu encoberto com chuva e garoa ocasional entre o Litoral Norte, Planalto Norte e de forma mais isolada em algumas áreas do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis (céu nublado) com chuva ocasional mal distribuída ao longo do dia, alternando com períodos de sol. Formação de geada ampla e alguns nevoeiros isolados entre o Planalto Sul e áreas altas do Oeste e Meio Oeste incluindo alguns pontos do Litoral Sul entre a madrugada e amanhecer.

►TEMPERATURA: Baixa entre a madrugada e amanhecer com mínimas variando entre 1 a 4ºC no Extremo Oeste e Oeste, -2 a 1ºC entre o Meio Oeste e municípios que fazem divisa com o Planalto Sul. No topo da Serra Catarinense como as cidades de Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e pontos altos de Urubici (Morro da Igreja e Distrito de Vacas Gordas) a temperatura varia entre -2 a -5ºC com formação de geada ampla e severa no amanhecer. Mínimas no inicio do dia variando entre 4 a 7ºC no Litoral Sul, 7 a 10ºC em Florianópolis, 1 a 4ºC na Grande Florianópolis Serrana. Os termômetros podem variar entre -1 a 2ºC no Planalto Norte e 8 a 12ºC no Vale do Itajaí. Durante o dia as temperaturas máximas ficam amenas, variando entre 13 a 17ºC na maioria das regiões de SC.

VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 35 a 45 km/h. Algumas oscilações do quadrante norte a nordeste, ocorrem entre o Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Oeste, Meio Oeste e Litoral Norte.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

​Domingo (17/06) persiste a condição de céu nublado com chuva ocasional no Norte do estado alternando com grandes períodos de sol em função de um sistema de baixa pressão atmosférico (cavado). Nas demais regiões de SC, tempo firme e ensolarado com a influência de um centro de alta pressão polar (massa de ar seco e frio), favorecendo temperaturas mais baixas e episódios de geada entre a madrugada e amanhecer. O padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar) ocorre entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis durante a segunda e terça-feira (18 e 19/06), com chuviscos ocasionais e aberturas de sol. Entre a quarta e quinta-feira (20 e 21/06) tempo firme e ensolarado com poucas variações de nuvens e com temperaturas mais elevadas podendo atingir a marca dos 29ºC em pontos do Litoral Sul. A partir dos dias 22 e 23, o ingresso de uma nova frente fria, provoca aumento de nuvens com chuva e trovoadas na Faixa Leste de SC (fraca atividade). Nos dias 23 a 24, novamente a umidade do mar se faz presente no Litoral.

► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Redação WH Comunicações / Silvana Toldo Ruschel
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...