SÃO MIGUEL DO OESTE - 12/07/2018 11:33 (atualizado em 12/07/2018 13:20)

OUÇA: Secretaria de Saúde intensifica vacinação de adultos e crianças contra o sarampo

Doenças erradicadas criam falsa sensação de que vacina é desnecessária. Orientação é para que os adultos verifiquem as cadernetas para manter vacinação em dia
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Reprodução / Internet
Dados do Ministério da Saúde mostram que a aplicação de todas as vacinas do calendário adulto estão abaixo da meta no Brasil – incluindo a dose que protege contra o sarampo, doença que registra surtos em pelo menos três estados. A tendência de queda nas coberturas vacinais, segundo a pasta, começou a aparecer em 2016 e vem se acentuando desde então. 
Os primeiros sinais de queda nas coberturas vacinais em todo o país começaram a aparecer ainda em 2016. De lá para cá, doenças já erradicadas voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Em São Miguel do Oeste, a Secretaria de Saúde está realizando intensificação para vacinar adultos e crianças contra o sarampo. 
A responsável pela sala de vacinas, Débora Casagrande, explica que toda a população precisa fazer a vacina da tríplice viral, tendo em vista que a imunização faz parte do calendário vacinal das crianças, como dos adultos. 
“As crianças recebem a primeira dose com 1 ano, após, com 1 ano e 3 meses recebem a vacina tetraviral, que contém o sarampo, caxumba, rubéola e varicela. Até os 29 anos essas duas doses devem ser realizadas, após os 29 anos os adultos devem ter mais uma dose até os 49 anos. Esse é o último prazo para receber a dose, após essa idade ela não será mais aplicada”, explica.
Para quem extraviou a caderneta de vacinação, a dica é para que inicialmente procure a caderneta de vacinas em casa, com o registro das imunizações. “Qualquer comprovante que encontrar, deve trazer até a sala de vacinas para procurar identificar se tem a tríplice viral ou não. Anos atrás era aplicada a vacina dupla viral, então pessoas acima de 29 anos podem ter a vacina dupla viral além da tríplice viral. Se ficar em dúvida ou não encontrar a caderneta, venha até a sala de vacinas, vamos aplicar as vacinas que tiver necessidade, conforme o calendário nacional de vacinas, e vamos colocando em dia”, menciona.
A vacina tríplice viral é aplicada em São Miguel do Oeste nas quartas e quintas-feiras para evitar desperdício de doses. A Secretaria de Saúde deve programar uma campanha nos próximos dias e a população será informada em caso de mudança nos dias de aplicação.
OUÇA:

Fonte: WH Comunicações / Camila Pompeo / Silvana Toldo Rushel
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...