Descanso - 03/09/2018 14:04 (atualizado em 03/09/2018 14:13)

Programa de Melhoramento Genético será lançado em Descanso no 32º Conecta Zoo, em parceria com a Udesc

Programação será em 14 de setembro, com palestras e atividade prática em propriedade rural com professores doutores
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O objetivo será melhorar as características de rusticidade e produção animal / Foto: Deonir Dalpias (Paulo Dim) 
Principal atividade que gera movimento econômico em Descanso, a bovinocultura de leite tem fundamental importância na geração de trabalho e renda. A partir disso, o governo municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, implantará oficialmente o programa de melhoramento genético. O lançamento será a partir das 9h de sexta-feira (14), no Centro de Multiuso, na cidade.

Por meio do programa, o município já realiza diversas atividades. Para torná-lo participativo e abrangente, a parceria com a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) oportunizará uma série de palestras e atividades de capacitação aos agricultores e inseminadores, sobre o melhoramento genético e o sistema reprodutivo dos bovinos leiteiros. 

Dos temas, três professores, com formação em doutorado, vão destacar assuntos como identificação do cio, manejo da inseminação artificial, vantagens e desvantagens; como selecionar touros leiteiros a partir de sua avaliação genética; avaliação morfológica e funcional de vacas leiteiras de forma prática em uma propriedade rural.

No primeiro trimestre deste ano, a médica-veterinária da prefeitura, Beatriz Holdefer, iniciou o acompanhamento do programa de melhoramento genético do município. Com aporte da Udesc, através de um termo de cooperação firmado com o município, fez um levantamento e estudo dos touros utilizados nos últimos oito anos. Das avaliações, surgiram as características que devem ser aperfeiçoadas nos próximos descritivos para a compra de sêmen.

Interessados em participar gratuitamente do evento devem confirmar a inscrição até 12 de setembro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou pelo site www.conectazoo.udesc.br. Haverá a necessidade de informar número do RG para geração de certificados. O almoço será gratuito aos participantes, apenas devem levar pratos e talheres.

Para o prefeito, Sadi Bonamigo, como é a principal atividade de geração de trabalho e renda no município, o governo oportuniza capacitação estratégica para melhoria gradativa dos rebanhos, objetivando o avanço da bovinocultura de leite. “Estamos trabalhando forte para melhorar a produtividade e a qualidade, garantindo maior renda às famílias descansenses”, enfatiza Marlise.

“Por isso, temos que buscar aperfeiçoamento e profissionalização, avaliando os rebanhos e selecionando as melhores características de acordo com a realidade das propriedades, para termos resultados positivos em genética e produção ao longo dos anos”, ressalta a secretária Marlise Lovatel.
Fonte: Ascom Prefeitura de Descanso
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...