Alerta - 12/07/2015 20:23 (atualizado em 13/07/2015 07:15)

Defesa Civil de SC alerta para risco de tornado no Oeste

No alerta a Defesa Civil emitiu que na noite deste domingo (12) e noite de segunda-feira (13), a previsão é de pancadas de chuva forte e rico para temporal, rajadas intensas de vento, raios e granizo
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Reprodução

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na noite deste domingo (12) um aviso em sua página sobre a possibilidade de que ventos e chuvas fortes atinjam o Oeste catarinense entre a noite deste domingo e a manhã de segunda-feira (13). O alerta é baseado em um aviso meterológico da Epagri/Ciram e afirma que há “condições meteorológicas para ocorrência de tornado”.

“Temos uma instabilidade muito grande, pressão baixa, grandes nuvens, mas só 1% desses casos originam tornados”, ponderou o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram. “Para esta noite são esperadas rajadas em torno de 50 a 70 km/h.”

De acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Civil, a Gerência de Monitoramento e Alerta (Gemal) acompanha as atualizações. O total de chuva no Oeste pode chegar a 70 milímetros nesse período, informou a Defesa Civil. Também há risco de temporal com rajadas de vento.

Na noite de domingo (12), policiais rodoviários federais registraram fotos de granizo em Guaraciaba. Até a publicação desta reportagem, não havia relatos de danos.

Segundo a Epagri/Ciram, há previsão de pancadas de chuva com também no Norte de Santa Catarina, incluindo a parte litorânea.

Recomendações

A recomendação da Defesa Civil estadual, no caso de tempestades com raios, vento e granizo, é não transitar por locais abertos. É importante ficar longe de árvores, placas publicitárias e quaisquer objetos que possam ser arremessados pela força do vento. Durante as tempestades de raios, não se deve manusear nenhum equipamento elétrico, nem o telefone.

Semana de muita chuva

“Essa semana que começa poderá ter volumes de chuva muito elevados em Santa Catarina”, informou o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski.

Até quarta-feira (15), segundo o meteorologista, há previsão de que cidades do Oeste e da Serra tenham volumes de chuva de 200 a 300 milímetros, podendo atingir até mais.

As maiores quantidades de chuva são esperadas para terça-feira (14). “Oeste e Serra deverão ter volumes muito elevados, se aproximando do normal de todo o mês de julho, podendo até superar”, diz Puchalski.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Defesa Civil/SC e G1
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...