A MAGIA DOS TERRÁRIOS - 19/12/2016 09:10 (atualizado em 19/12/2016 09:29)

Uma novidade que está encantando

Artesã de São Miguel do Oeste aproveitou o período natalino para oferecer aos clientes uma opção diferente de presente
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto (Arquivo Pessoal/Reprodução)
Se você é dessas pessoas que não abrem mão do contato com a natureza e com as plantas, mas não dispõe de muito tempo para se dedicar a este hábito, o terrário foi feito pra você. Os terrários são pequenos jardins projetados para viver de forma autossuficiente, ou seja, um micro ecossistema lindo e encantador. Em países como Estados Unidos e Inglaterra os terrários para decoração são bastante conhecidos, podendo ser encontrados para compra em lojas especializadas nessa arte e também podem ser observados em decorações de restaurantes e lojas.

No Brasil, porém, eles ainda são novidade e tem artesãos aproveitando a inovação para gerar uma renda extra na família. Mas, muito mais do que perspectivas econômicas, é preciso tem sensibilidade e muita delicadeza para criar ambientes os mini ambientes e encher os olhos dos clientes. Daiane Castagna apostou na novidade neste ano e desde então tem trabalhado bastante para atender aos pedidos dos clientes. Próximo ao Natal ela lançou um diferencial: terrários especiais com presépios. O resultado não podia ser outro, os clientes encantados. 

Foto (Arquivo Pessoal/Reprodução)
“Aprendi através de tutoriais, leituras, muitas pesquisas e, principalmente, fazendo. Como já tinha minha experiência com plantas, foi mais fácil. Fiz o terrário com presépio porque a ideia é sempre trazer os símbolos de datas comemorativas, especialmente para presentear. Então, trouxemos peças de natal, assim como teremos de dia das mães, namorados, entre outros, procurando sempre trazer novidades e tornar as peças únicas”, explica Daiani.

Como se desenvolvem de forma autônoma, os terrários não precisam de rega constante. A água colocada no momento da sua montagem será remanejada de forma natural pelo processo de evaporação e condensação desses microambientes. Daiani conta que sempre gostou de plantas e que leu sobre os terrários na internet. O gosto pela natureza e a possibilidade de uma fonte de renda foram determinantes para que ela arriscasse. Foi na internet que Daiani começou a expor seus trabalhos e desde então tem aumentado a produção.

“Meu esposo e eu sempre gostamos muito de plantas, principalmente as suculentas. Apesar de morar em apartamento a gente tem muitas plantas. Vi na internet algumas matérias sobre terrário e que ele é uma ótima opção de verde para ambientes pequenos, me encantei. Então quis fazer um para mim e para minha família, para presentear, mas queria um diferencial, literalmente um ‘mundinho’ com casinha, pessoas, animais. Assim, fui adquirindo essas miniaturas e produzindo. As pessoas gostaram muito, pois é muito diferente, inusitado, então, comecei a vender”, conta.

Foto (Arquivo Pessoal/Reprodução)
A confecção de cada terrário leva de dois a três dias para ficar pronto. Daiani explica que deixa as peças prontas por pelo menos cinco dias até as plantas se adaptarem ao recipiente e enraizarem. Por isso, cada encomenda leva em torno de uma semana para ser entregue. Tudo feito com muito cuidado para o terrário possa decorar as residências por bastante tempo. Os valores? Variam de acordo com o recipiente, R$ 18 em copinhos à R$ 130 em aquários grandes.

“As pessoas gostam muito do terrário, tem uma boa procura, estou muito feliz. Pro terrário eu uso uma boa terra vegetal misturada com substrato, areia e pedriscos no fundo do vidro pra drenar o excesso de agua, pedrinhas coloridas, miniaturas, e claro, as plantas. Suculentas e cactos de várias espécies, além de plantas tropicais (para terrários fechados)”, finaliza.
Foto (Arquivo Pessoal/Reprodução)

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Camila Pompeo/O Líder
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...