PROCESSOS - 04/12/2017 10:28

Comarca de Descanso realiza mutirão durante a Semana Nacional da Conciliação

Mutirão anual é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Fórum da Comarca de Descanso aderiu às ações de conciliação – Foto: Divulgação 

Os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais de todo o país participaram durante toda esta semana da XII Semana Nacional de Conciliação. A campanha em prol da conciliação é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006. Durante a semana, os tribunais selecionaram os processos que tinham possibilidade de acordo e intimaram as partes envolvidas no conflito. O Fórum da Comarca de Descanso aderiu às ações de conciliação no período de 27 de novembro à 1º de dezembro. 

Conforme a coordenadora do mutirão, Denise Schafer Kern, a Semana Nacional de Conciliação acontece todos os anos. No ano passado, a comarca não participou das ações por não ter tantos processos para pautar, mas neste ano mais de 100 processos entraram em conciliação. “Tivemos cerca de 125 processos com audiências realizadas em três salas do Fórum com o objetivo de proporcionar as partes uma conciliação, um meio delas solucionarem o seu conflito. Esse ano foram processos os quais os advogados pediram para encaminhar aos mutirões e outros requisitados pelo juiz. Estamos com vários processos onde houve a conciliação. Há um aproveitamento muito bom”, comenta.

As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores. “Entram nesse mutirão os juizados especiais de pequenas causas ou os processos em andamento em que as partes têm interesse na conciliação ou que o juiz entenda que há uma possibilidade de haver uma conciliação para que resolvam o seu conflito da melhor maneira possível”, finaliza.

Fonte: O Líder/Camila Pompeo/Jucinei da Chaga
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...