O FRIO VEM Aí... - 30/04/2018 08:58 (atualizado em 30/04/2018 09:45)

Inverno será ou não rigoroso em 2018? Meteorologista esclarece

Temperaturas devem ficar dentro da normalidade em Santa Catarina
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: WH Comunicações / O Líder

Há quem ame e há quem odeie, mas o fato é que o inverno está se aproximando para agradar ou desagradar a muita gente. Com a proximidade da chegada da estação, muitos sites vêm propagando notícias da previsão de frio intenso para Santa Catarina. Mas o que é verdade e o que é boato? O meteorologista de Florianópolis Piter Scheuer concedeu entrevista ao Grupo WH Comunicações e contou o que a população deve esperar do inverno de 2018.

Segundo ele, a estação mais fria do ano deve registrar temperaturas mais baixas do que o mesmo período do ano passado. No entanto, não há previsão de inverno rigoroso em 2018. “É sempre importante que as pessoas deem crédito para fontes seguras, fontes do governo, fontes oficiais de previsão de tempo, de meteorologistas. Vamos ter um inverno caracterizado principalmente por temperaturas mais baixas, mas não é tudo isso que o pessoal vem falando, isso é tudo mentira. Vamos ter um inverno que vai ficar dentro dos padrões atmosféricos, principalmente nas regiões oeste e Extremo-Oeste. Vamos ter episódios de geada, vamos ter eventos de neve para a região do planalto sul”, explica. 

O meteorologista destaca que as “fake news”, como são chamadas as notícias falsas disseminadas na internet, podem tem um impacto negativo em muitos casos, principalmente, para o setor do comércio. “Essas notícias são extremamente tendenciosas e bastante irresponsáveis. Os comerciantes acabam indo por essas informações, acabam comprando estoque de roupas, as pessoas acabam comprando passagens antecipadas achando que vai se ter um inverno rigoroso. É uma situação irresponsável e estamos tentando fazer um projeto para inibir esse tipo de situação”, menciona.

Entre os invernos mais rigorosos se destaca, para Scheuer, o registrado no ano 2000, quando as temperaturas caíram consideravelmente e a tão esperada neve foi vista em regiões onde sua ocorrência é quase rara. “Já tivemos diversos invernos rigorosos. Um que trouxe temperaturas representativas em termos de valores numéricos, acredito que foi em 2000. Nesse ano, tivemos temperaturas muito baixas, registro de neve em várias regiões, inclusive no Oeste. Em alguns pontos, em São Joaquim por exemplo, tivemos 10 negativos. Foi extremamente rigoroso”, finaliza. 

O Inverno começa às 7h07 do dia 21 de junho e termina em 22 de setembro.
Fonte: O Líder/Camila Pompeo
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...