AGRICULTURA - 09/11/2017 09:19

Quarto encontro com famílias reúne jovens empreendedores de Guaraciaba

Entre os objetivos está a aplicação do “Projeto de Vida” dos jovens em suas propriedades
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Epagri

A Epagri e a Secretaria de Agricultura promoveram nesta terça-feira (7), na comunidade de Linha Olímpio, interior de Guaraciaba, o quarto encontro com as famílias de jovens rurais. Conforme os organizadores, o objetivo foi de motivar as famílias e orientá-las na aplicação do “Projeto de Vida” dos jovens em suas propriedades. O encontro aconteceu na propriedade do jovem Joel Juchen e família.

O evento contou com diferentes momentos: acolhida das famílias, histórico das atividades da propriedade, seus alcances, desafios, atividades desenvolvidas e planejamento futuro. As famílias visitaram a propriedade e observaram as atividades desenvolvidas. Em destaque: proteção e preservação de nascentes que abastecem a propriedade, evitando utilizar água da rede pública para animais. Segundo a família, “esta água está sendo utilizada há mais de 60 anos”.

Também foi observada a produção de grãos, que abastece a propriedade, conforme planejamento de consumo por animal/ano, o excedente é comercializado; pastagens perenes e criação de suínos. Ao meio dia a família serviu um saboroso churrasco, organizado com ajuda de familiares, momento confraternização e troca de informações, fortalecendo o diálogo e a convivência.

Na sequência, foi explanado sobre a prática em armazenagem de grão úmido, realizada pela família há mais de 10 anos, com o objetivo de redução de custos e qualificação da alimentação fornecida aos animais na propriedade. Outro aspecto, destacado através da prática foi a importância da implantação de água nos piquetes associada a outros aspectos, para garantir a sanidade animal e aumento na produção de leite.

Os organizadores enfatizam o trabalho realizado pela família na readequação do espaço rural com melhorias da horta e da produção de alimentos, com implantação de ajardinamento, aspecto que promove e melhora a autoestima da família. Para finalizar, as famílias socializaram saberes sobre o cultivo de espécies alimentares locais, trocando sementes e mudas produzidas pelas famílias. A Secretaria de Agricultura, disponibilizou mudas de flores e de plantas aromáticas às famílias. Na avaliação dos participantes, estes encontros são valiosos e devem continuar, motivam a troca de saberes, qualificam a prática e valorizam aspectos positivos do meio rural.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Raio de Luz FM / Inácio Rohden, com colaboração da Epagri
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...