Viva Bem - 16/04/2018 14:19 (atualizado em 16/04/2018 14:29)

Saúde e bem-estar integral

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Em 2018 o tema escolhido é "Saúde para todos", o que resume o objetivo da Organização Mundial da Saúde ao longo dos seus 70 anos de existência. O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis. 

Saiba mais:

VEJA TODAS AS MATÉRIAS DO PROGRAMA VIVA BEM

Promover a saúde é não só melhorar a nossa condição de saúde, mas também melhorar a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar. A palavra prevenção surge no contexto da promoção da saúde, como um conjunto de atitudes que devemos tomar por antecipação, de modo a evitar determinados acontecimentos. Ou seja, surge no sentido de “precaução” ou de evitar determinados riscos.

Vida saudável não é apenas não ser portador de nenhuma doença séria, é também, uma série de bons hábitos que, quando adotados, ajudam a manter o equilíbrio físico, mental e emocional, podem ser essenciais para uma boa qualidade de vida.

Para melhorar nossa qualidade de vida precisamos abolir o sedentarismo, a prática frequente de atividades físicas, alimentação equilibrada e de qualidade e, por último, mas não menos importante o investimento em saneamento básico. A Promoção da Saúde busca atingir as causas mais básicas, melhorar a resistência do indivíduo ou do coletivo, e não apenas evitar que as doenças se manifestem. Seguem algumas dicas do programa Viva Bem:

Alimentação:

A alimentação tem um grande reflexo sobre a saúde, pois fornece todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, por isso, é importante consumir alimentos saudáveis, como frutas e legumes diariamente. É importante sempre optar por alimentos in natura sempre que possível, evitando os alimentos industrializados. Tenha moderação, procure não fazer refeições muito pesadas em horários irregulares. Ser saudável não significa necessariamente ser magro, mas manter hábitos alimentares equilibrados.

Atividade física:

Incluir na rotina o hábito de praticar atividade física, pois os exercícios são essenciais para manutenção da saúde, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida, além de dar mais disposição e auxiliar na perda de peso.

Reduza o estresse:

Tente, ao máximo, controlar seu nível de estresse, que pode trazer grandes prejuízos para saúde, como insônia, ansiedade e até aumento de peso. Pratique atividades que ajudam a controlar o estresse, como meditação ou yoga.

Cuidar de si mesmo:

Muitas vezes não nos sentimos bem com nós mesmos, ficamos com baixo astral. Atividades físicas podem ajudar a melhorar o humor, pois ajudam na liberação de endorfinas que ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar e bom humor. O consumo de água, pode ajudar a manter a pele e cabelos hidratados, e o uso do protetor solar pode ajudar na redução de rugas e manchas.

Busque um tempo de lazer, seja em família, com os amigos ou até sozinho. Cuide de Você!

É importantíssimo que você busque manter um equilíbrio, é o melhor caminho para uma vida mais tranquila e agradável. Uma vez que você cria hábitos saudáveis, estes acabam permanecendo por toda a vida.

Márcia Dreher, Gerente de Enfermagem Unidade de Internação
Coren 200395


Fonte: Ascom HRE
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...