AGOSTO LARANJA - 23/08/2019 11:16

ENTREVISTA: Grupo SOMA 21 e Apae de São Miguel do Oeste promovem palestra "Como empoderar pessoas com deficiência", com Alex Duarte

Evento gratuito será neste domingo, às 19 horas, no Centro Cultural da Unoesc
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Psicóloga e coordenadora equipe saúde da Apae de São Miguel do Oeste, Juliana Camini Oliveira, e a integrante do grupo Soma 21, Eliana Dilly Andretta / Foto: Silvana Ruschel / 103FM

O educador social e diretor de cinema Alex Duarte estará em São Miguel do Oeste neste domingo (25) com a palestra de sucesso: “Como Empoderar Pessoas com Deficiência”, que faz parte da sua recente pesquisa sobre a autonomia de pessoas com deficiência. Evento gratuito será neste domingo, às 19 horas, no Centro Cultural da Unoesc. O programa Atualidades, da 103FM, recebeu nesta sexta-feira (23) a psicóloga e coordenadora equipe saúde da Apae de São Miguel do Oeste, Juliana Camini Oliveira, e a integrante do grupo Soma 21, Eliana Dilly Andretta que falaram sobre a importância da realização deste evento aqui em São Miguel do Oeste. 

Alex Duarte participou da entrevista por telefone e falou sobre esta experiência enriquecedora de como lidar com as diferenças, julgamentos e fortalecer nosso estado emocional. Alex trabalha o empoderamento pessoal, como buscar atitude mental positiva e ver a deficiência como algo que alavanca as oportunidades e jamais segrega as pessoas. “A palestra é uma orientação de como gerir emoções, controlar seu próprio destino, com responsabilidade e respeito ao outro”, reforça Alex Duarte. 

A palestra foi inspirada na “Primeira Imersão de Pessoas com Síndrome de Down da América Latina”, criada por Alex Duarte e intitulada “Expedição 21”, onde 18 jovens com Síndrome de Down participaram de uma espécie de “reality show”, em uma casa, longe dos pais, por quatro dias, com o intuito de desenvolver habilidades, aprender a morar sozinho e ter mais autonomia. Após a experiência, um dos participantes, o escritor Vinicius Streda, está morando sozinho. Este e outros resultados serão transformados em uma pesquisa de cunho científico, pelo neurocientista Dr Fernando Pinto Gomes, com o objetivo de mostrar como a interação com o meio positivo pode melhorar o aprendizado e auto- estima de pessoas com deficiência intelectual.   

Na contramão dos discursos que insistem em procurar explicações biológicas, catalogar sintomas e comportamentos padrão para pessoas que tenham em comum diagnósticos e categorias, Alex Duarte nos proporciona pensar que os limites estão nas situações culturais que nos envolvem e que muitas vezes atribuem a características orgânicas o caráter do não aprender.

A palestra convidará o público a viver uma nova experiência, refletindo de forma leve, e ao mesmo tempo emocional, sobre como somos todos iguais, cada um na sua diferença.

PÚBLICO ALVO

Evento é destinado a um público diversificado como educadores, estudantes, instituições governamentais, ONG’s, pais, empresas que acreditam na inclusão e profissionais de diversas áreas e a sociedade em geral. “O público irá aprender a vencer julgamentos e preconceitos. Compreender a diversidade com evolução pessoal e como vencer crenças limitantes”, finaliza.

SOBRE ALEX DUARTE

Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, pós-graduando em Psicopedagogia Clínica Institucional, Educador Social, Empresário e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Há 10 anos é palestrante na área e inclusão e autor de três livros. Foi professor pelo Ponto de Cultura ACI, Ação Cultural Integrada pelo Governo Federal, e se tornou o primeiro jovem a documentar a Missão de Paz da ONU, no HAITI. É escritor, formado em Coaching em Orlando/EUA, estagiou na Fundação Roberto Marinho e tem experiência há mais de 4 anos em neurociência, formado pelo Instituto Tânia Zambon. Em 2016 foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e recebeu o título de cidadão brasileiro pela Academia De Letras de São Paulo. Seu filme Cromossomo 21 foi premiado em Hollywood e exibido nos cinemas do Brasil. Alex também é criador da Imersão Expedição 21, a Primeira Imersão para Pessoas com Deficiência Intelectual das Américas.

AGOSTO LARANJA

O Agosto Laranja é conhecido como o mês dedicado a realização de ações de Conscientização e Prevenção as Deficiências. As ações do agosto Laranja visam o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades especificas de cada indivídua para promover a inclusão social e combater qualquer tipo de preconceito e discriminação.

Para encerrar as ações do Agosto Laranja, a Apae de São Miguel do Oeste realiza neste sábado (24) o Tradicional Jantar Italiano. O evento será no ginásio do bairro São Gotardo. Ainda há ingressos à venda na secretaria da escola e com professores, funcionários e pais de alunos. Além do tradicional bingo, a equipe da Aurora, em parceria com a Leve Confecções, realizará um desfile de modas com os alunos e familiares.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Redação WH Comunicações / Silvana Ruschel, com informações da Ascom
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...