SAÚDE PÚBLICA: - 22/01/2020 15:58 (atualizado em 23/01/2020 08:34)

OUÇA: Febre amarela: secretária da Saúde de Maravilha fala sobre a situação do município

Em entrevista, Miriani Sartori colocou como Maravilha faz para prevenir a febre amarela e também atualizou a situação da vacina Pentavalente
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Na manhã de quarta-feira (22) a secretária da Saúde de Maravilha, Miriane Sartori, falou com a reportagem do grupo WH Comunicações, quando retratou a situação do município em relação ao alerta da Secretaria de Estado da Saúde, sobre a iminente ameaça de febre amarela, em humanos no estado. Essa preocupação se dá por que na segunda-feira (20), foi emitida pela Secretaria, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), uma nota de alerta, já que até agora, neste ano, 64 macacos morreram com suspeita da doença. No ano passado neste mesmo período foram 20 mortes. A situação é mais preocupante quando levar em conta o índice de vacinados contra a febre amarela no estado, apenas 84% do público-alvo está com a vacina em dia, quando o ideal, conforme a Dive, é 95% da população desse grupo vacinado. 
Levando em consideração esses dados, Miriane disse que em Maravilha sempre foram realizadas diversas campanhas de conscientização para que as pessoas procurem manter a caderneta de vacinação em dia. “No ano passado a gente fez diversas campanhas, inclusive nos sábados, pra rever as cadernetas de vacinação e a grande maioria da população está com a vacinação em dia”, comemora.  Mas a secretária alerta que a Secretaria recebeu uma nova orientação. “Todas as pessoas que receberam a dose antes dos cinco anos deve receber novamente a vacina”.  Miriane cita um exemplo: “Se seu filho recebeu a vacina aos nove meses e agora tem cinco anos, você vai ter que vacinar ele novamente”, ressalta.  Na dúvida ela orienta pra que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde para qual pertença e lá os profissionais vão poder tirar as dúvidas. “Vai até o posto de saúde, leve consigo a sua caderneta de vacinação e se precisar os profissionais vão encaminhar para a Sala de Vacinas para tomar o reforço”, orienta. 
Sobre a porcentagem de vacinados em Maravilha, contra a febre amarela, ela disse que até então o município estava dentro do indicado, mas com a nova orientação da Secretaria de Estado da Saúde, esse índice diminuiu em Maravilha. “Devido a essa orientação cai um pouco o nosso percentual, mas como já falei a nossa população é bem consciente e está sob controle e nos próximos dias a gente chega aos 95% de vacinado novamente”, tranquiliza. 
Sobre o estoque de vacinas, ela lembra que tá tranquilo e se faltar é só solicitar que já é reabastecida a quantidade necessária. 
Pentavalente
“Realmente passamos por um aperto bem grande, principalmente no fim do ano passado, em nível de país o Ministério da Saúde não estava distribuindo a vacina”, diz. Segundo a secretária, agora está normalizando. “Tínhamos crianças que estavam com idade para tomar a terceira dose e não tinha feito a primeira, então a orientação foi para que essas crianças sejam chamadas para fazer a primeira dose e subsequentemente quem não tem a segunda e quem não tem a terceira”, conta. Ela acredita que nos primeiros dias o município receba mais doses da vacina Pentavalente.

Fonte: Rádio Líder FM/Nelcir DallAgnol/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...