imunização - 14/02/2020 13:52 (atualizado em 14/02/2020 14:03)

OUÇA: Dia D de Vacinação contra o Sarampo será neste sábado

Atendimento na Sala de Vacinas Central e Posto do Bairro Agostini, de São Miguel do Oeste, será das 8h às 17h
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A primeira etapa da Campanha contra o Sarampo de 2020 iniciou na segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. O dia D de mobilização será neste sábado (15), das 8h às 17h. O objetivo é vacinar crianças a partir de seis meses até adultos com até 49 anos. De acordo com a responsável pela sala de vacinas da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, Leandra Mortári, quem não possui o cartão de vacinação ou tem dúvidas se já fez a vacina ou se possui todas as doses, deve comparecer nas Unidades de Saúde com o cartão do SUS, caderneta de vacinação (se possuir, senão é feita uma nova) e um documento com foto para fazer uma dose de reforço. 

Para estar imunizado contra o sarampo é preciso seguir o esquema vacinal. Aos seis meses de vida é chamada de dose zero; assim, com um ano de idade é feita a primeira dose (tríplice viral); e com um ano e três meses a segunda dose (tetra viral). Até os 29 anos a pessoa precisa ter duas doses da vacina. E de 30 a 49 anos é necessário ter uma dose. 

A campanha de vacinação é uma sequência de outras duas mobilizações realizadas em 2019, que tiveram como público-alvo crianças acima dos 6 meses a menores de 5 anos (em outubro) e depois em adultos dos 20 aos 29 anos (em novembro). Essas eram, na época (e continuam sendo), as idades com mais casos confirmados.

Em São Miguel do Oeste, as vacinas tríplice viral e tetraviral estão sendo aplicadas na sala de vacinas Central, na Rua John Kennedy, 1437, em frente à Praça Belarmino Annoni, das 7h às 19h, e no Posto do Bairro Agostini, no horário normal de atendimento da unidade. Mesmo sendo feriado municipal em São Miguel do Oeste neste sábado (15) o Dia D para mobilização nacional contra o sarampo será realizado normalmente nestas duas salas de vacina das 8h às 17h. 

A doença

O sarampo é causado por um vírus que se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Os sintomas são: febre alta, coriza, tosse, olhos avermelhados e manchas vermelhas.

A vacina é a única forma de prevenção e a recomendação é que a população procure a sala de vacinas para regularizar a situação:

• Bebês devem tomar a chamada "dose zero", aos 6 meses;
• Nas crianças, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Quem tomar essas duas doses fica protegido por toda a vida;
• Pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses da vacina com um intervalo mínimo de 30 dias;
• Entre 30 e 49 anos, a orientação é tomar apenas uma dose. 

Nova campanha para pessoas dos 30 aos 59 anos

A Secretaria Estadual da Saúde informa que o Ministério da Saúde prevê uma nova etapa de imunização no segundo semestre do ano, programada para agosto. Desta vez, o foco serão pessoas dos 30 aos 59 anos.
Fonte: Redação WH Comunicações / Silvana Ruschel, com informações da Ascom
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...