Futebol alemão voltou! - 26/05/2020 13:47 (atualizado em 26/05/2020 20:38)

Cinco razões para não perder o clássico entre Bayern e Borussia Dortmund

Primeiro jogo com ar decisivo desde a paralisação dos campeonatos por causa da pandemia, duelo entre Bayern e Dortmund atrai atenção do mundo pelos talentos, pela busca do título e pelos efeitos do futebol sem público
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Lewandowski, do Bayern de Munique, e Haaland, do Borussia Dortmund, duas máquinas de fazer gol na temporada europeia Foto: AFP
Será uma espécie de “conteúdo premium” para milhões de pessoas reclusas em tempos de isolamento social. Às 13h30m (de Brasília, no Fox Sports), dois times cheios de grandes jogadores iniciaram o jogo que pode decidir ou colocar fogo no Campeonato Alemão, a única liga de primeiro nível em andamento no mundo. O Bayern de Munique lidera com 61 pontos, contra 57 do Borussia Dortmund. Após o duelo de hoje, restarão só seis rodadas.

O Dortmund terá que fazer valer o fator casa sem o apoio da famosa Muralha Amarela, setor onde ficam seus torcedores mais fanáticos. Eis um dos pontos chave do futebol alemão desde a volta às atividades.

MANDANTES SEM FORÇA
Desde que a Bundesliga voltou, só três mandantes venceram em 18 partidas, motivos para que se estabelecesse uma relação com os jogos sem público. Antes da parada, os mandantes haviam vencido 43,3% das partidas. O número caiu para 16,67%.

Há ponderações a fazer. Uma, de que a amostragem ainda é curta. E antes da parada, o campeonato já tinha, dentre as principais ligas da Europa, o segundo maior índice de vitórias de visitantes, atrás apenas da Itália.

Cinco outras rodadas, todas elas jogadas ainda com estádios cheios nesta temporada, já haviam registrado um máximo de duas vitórias de mandantes. Ainda assim, a questão atrai observadores do mundo todo.

ÚNICA 'FINAL' À VISTA
Outro motivo para não perder este jogo: não há outro duelo tão decisivo no horizonte. A Champions prevê voltar em agosto, enquanto a França encerrou o campeonato e, na Inglaterra, o Liverpool é virtual campeão com 25 pontos de vantagem. Na Espanha, Barcelona e Real Madrid duelam ponto a ponto mas, quando a La Liga voltar, não haverá mais confronto direto. Já na Itália, teremos que esperar oito rodadas após a retomada pelo decisivo Juventus x Lazio.

É DIFÍCIL NÃO TER GOL
É raro um jogo opor dois atacantes com mais gols do que jogos na temporada. Pelo Bayern, Lewandowski anda imparável: somando seleção polonesa e clube, são 45 gols em 40 jogos.

Já o jovem norueguês Haaland disputou metade da temporada pelo RB Salzburg antes de chegar ao Dortmund: juntando os dois clubes e a seleção, tem 35 jogos e 41 gols.

A CHANCE DO DORTMUND
A grande aposta do time de Lucien Favre pode ser a volta do atacante inglês Jadon Sancho ao time titular após uma lesão. Contra um Bayern que gosta de pressionar na frente, seu talento e velocidade poderia gerar dúvidas nos bávaros. A chave para o Dortmund é sair da marcação adiantada do rival.

A MÁQUINA MÜLLER
No Bayern, Thomas Müller já acumula 17 passes para gol no campeonato e voltou a se mostrar capaz de ocupar todos os espaços do ataque. Já o meia Kimmich vem sendo vital na distribuição de jogadas. A chave é saber se o time manterá seu estilo de pressão ofensiva, mesmo como visitante. No turno, sufocou o Dortmund e goleou por 4 a 0.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...