“Finalíssima” - 31/05/2022 16:31

Itália e Argentina se enfrentam nesta quarta valendo taça; entenda

Competição, que neste ano reúne Itália e Argentina, voltou ao calendário do futebol mundial na temporada de 2022
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Itália e Argentina lutarão por troféu da Finalíssima em Wembley (Foto: Divulgação)

Itália e Argentina se enfrentam na tarde desta quarta-feira (1º) valendo taça. Sim, você não leu errado. Em 2022 voltou ao calendário do futebol mundial a “Finalíssima”, onde o campeão da Copa América e o Campeão da Eurocopa se enfrentam valendo o título do torneio.

A partida será disputa no estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, a partir das 15h45 (horário de Brasília).

Vale lembrar que a Argentina garantiu vaga na competição após derrotar o Brasil na final da Copa América de 2021 disputada no Maracanã. Já a Itália garantiu o título europeu após derrotar a Inglaterra nos pênaltis.

Torneio ‘nem tão novo assim’

A Finalíssima foi disputada anteriormente em duas edições, a primeira em 1985 e a segunda em 1993, com o mesmo formato, reunindo o campeão da Europa e o da América do Sul.

Nas duas edições anteriores, os campeões foram França e Argentina. Em 1985, os franceses bateram o Uruguai por 2 a 0, em Paris, enquanto os argentinos levaram o troféu em 1993 depois de vitória nos pênaltis sobre a Dinamarca, por 5 a 4.

Inicialmente o nome da competição era “Copa dos Campeões Conmebol-Uefa” ou “Troféu Artemio Franchi”, em homenagem ao ex-presidente da entidade do Velho Continente que morreu em 1983, vítima de um acidente de carro.

O Santos de Pelé & Cia. conquistou os Mundiais de Clubes de 1962 e 1963 – Foto: Acervo histórico do Santos

O Santos de Pelé & Cia. conquistou os Mundiais de Clubes de 1962 e 1963 – Foto: Acervo histórico do Santos

O torneio é parecido com o antigo Intercontinental de Clubes, onde o campeão da Copa Libertadores e o campeão da Liga dos Campeões se enfrentavam. Mais tarde, a Fifa reconheceu seus vencedores como campeões mundiais, casos de Snatos, Flamengo, Grêmio e São Paulo.

Volta da competição

O acordo para que a competição voltasse ao calendário neste ano, aconteceu em setembro de 2021. Na ocasião, Conmebol e Uefa se reuniram e tomaram a decisão em conjunto na cidade de Londres.

O torneio valerá também por mais duas edições, após as Copas Américas e Eurocopas de 2024 e 2028.

O retrospecto de Itália X Argentina REPRODUÇÃO
Fonte: ND+
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Carregando...