INICIATIVA - 08/02/2019 10:57

Projeto de escovação diária nas escolas é apresentado aos professores em Cunha Porã

Implantação do projeto tem como base o trabalho realizado em Tigrinhos e premiado nacionalmente
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Fotos: Viviane Seben/Ascom Prefeitura
O projeto de implantação de escovação diária foi apresentado aos professores nas manhãs de quinta (7) e sexta-feira (8), em Cunha Porã. A iniciativa partiu de uma conversa com as direções dos estabelecimentos de ensino da rede municipal de Cunha Porã ainda no ano passado e vem ganhando força para que seja implantado no intuito da promoção e prevenção por um sorriso mais saudável.

A parceria entre secretarias de Saúde e Educação tem em vista atender crianças desde o maternal até, pelo menos, o 5º ano. Nos dias de explanação do projeto estiveram presentes os secretários de Saúde, Alexandre Fagundes, e de Educação, Simone Drehmer, a coordenadora da Atenção Básica, Sibele Santin, e a cirurgiã-dentista Paola Spessato.

O projeto a ser implantado em Cunha Porã tem como base o trabalho premiado nacionalmente realizado no município de Tigrinhos pela também cirurgiã-dentista Júlia Maria Spessato Zanco. Por isso, a profissional se fez presente para explanar como foi desenvolvido, desafios e resultados alcançados ao longo de 10 anos de execução do projeto Criança Sorriso: Saúde Bucal na Escola. 
Fotos: Viviane Seben/Ascom Prefeitura

De acordo com Júlia, a cárie dentária ainda é um problema de saúde pública. Por isso, após o levantamento de índice dos alunos tigrinhenses constatou-se a importância de promover ações direcionadas à prevenção. A profissional ressaltou que para que a atividade tivesse resultado positivo houve um trabalho intersetorial, ou seja, a união das secretarias de Saúde e Educação, além da família que também desempenha papel fundamental na saúde bucal das crianças.

Trazendo o projeto para Cunha Porã, a cirurgiã-dentista da Secretaria de Saúde Paola Spessato explicou que a intenção é inserir a saúde bucal nas escolas inicialmente através de conversa com pais e professores, seguido do levantamento da saúde bucal do público-alvo que será atendido. Posteriormente cada criança receberá um kit escovação, contendo escova, creme e fio dental. A intenção é de que a escovação seja realizada diariamente após o lanche, contando com supervisão dos professores. Semanalmente a dentista passará para supervisão das atividades.

De acordo com a cirurgiã-dentista da Secretaria de Saúde de Cunha Porã, é preciso aliar forças pelo bem das crianças. “É um projeto cujo custo não é elevado, o que demanda é atenção e boa vontade. É importante criar o hábito da escovação diariamente nessas crianças, com foco na prevenção”, pondera Paola Spessato.


VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Prefeitura de Cunha Porã
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...