DESCANSO - 26/04/2019 09:31

Silo secador é referência em propriedade rural de Descanso

Proposta pode ser uma das alternativas para produtores que pretendem ter maior rentabilidade na propriedade
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Deonir Dalpias (Paulo Dim) 
Uma das tecnologias que está garantindo maior rentabilidade no campo é o silo secador. Para apresentar benefícios do sistema, o Governo de Descanso e o escritório local da Epagri promoveram uma demonstração em propriedade da família de Gilberto e Thiago Triches, comunidade de Linha Leste, na tarde desta quinta-feira (25).
Mais de 30 agricultores compareceram ao dia de campo e acompanharam a programação que apresentou a tecnologia para a pequena propriedade. O silo secador de Gilberto Triches é pioneiro e referência no município. O armazenamento de grãos servirá para alimentar o gado leiteiro, que atualmente é de aproximadamente 50 cabeças. Mas ele não descarta a venda de aproximadamente 500 das 1.600 sacas de capacidade que tem o sistema. “Tive uma reunião técnica igual a essa, e despertei o interesse pelo custo e qualidade dos grãos”, acrescentou Thiago.
Foto: Deonir Dalpias (Paulo Dim) 
O prefeito Sadi Bonamigo e a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Marlise Lovatel acompanharam a programação. Eles destacaram a importância das famílias investirem nesse tipo de sistema, bem como reforçaram as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Municipal para gerar mais renda no campo. 
Vantagens 
O engenheiro agrônomo da gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste, Elvys Taffarel enumerou diversas vantagens do silo secador: autonomia, qualidade final do produto, diminuição de custo com armazenagem e fretes, e comercialização no momento desejado. O retorno do investimento é de aproximadamente de oito a dez anos.
Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Zolmir Frizzo, a proposta de construir silos secadores nas propriedades rurais, neste caso para o milho, é muito mais vantajoso para converter esses grãos em leite e carne de qualidade e com menor custo.
Taffarel ressalta que não se pode construir em áreas ou em situações com alta umidade. Outro ponto de observação é que a temperatura deve permanecer até 25°C. 
Funcionamento e investimento 
Através de um ventilador, o sistema de ar frio funciona para manter a temperatura. Como monitoramento, é indicada a instalação de um termômetro. Os produtores ainda devem seguir orientações do projeto, que é simples e fácil de construir. 
Na região existe esse tipo de silo com capacidade de armazenar de 150 a 3.000 sacas. A família Triches investiu em torno de R$ 30 mil para fazer o silo secador. Um representante da agência local do Banco do Brasil estava presente e disse que há diversas linhas de financiamento, mas que cada caso é analisado para saber qual será melhor para a família agricultora.
Foto: Deonir Dalpias (Paulo Dim) 
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Ascom Prefeitura de Descanso
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...