prevenção - 16/05/2019 11:00 (atualizado em 16/05/2019 11:33)

CBMSC lança campanha de prevenção no Dia Internacional da Família

Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

É comum ouvirmos na mesma frase as palavras “bombeiros” e “família”. Em diversas situações, essas duas instituições caminham juntas, desde as mais embaraçosas e tristes, até as mais alegres e cheias de vida. Aliás, muitas famílias já começaram dentro de ambulâncias. Não pouco frequente, nossas guarnições realizam partos auxiliando as mulheres que dão a luz, de maneira emergencial ou não; além disso, muitas vidas já foram poupadas por ligações de mamães, aos prantos, por causa do engasgamento do filho, e, novamente, a família e os bombeiros agem juntos.

Em muitas situações, para algumas famílias, a maior esperança vem em forma de sirenes e luzes. Em muitos casos, o número de telefone de maior confiança é o da mãe, do pai, da família, ou o 193, dos bombeiros militares.

Em quase toda família existe algum filho/filha que quer uma festa de aniversário com o tema “bombeiros”, porque os “homens do fogo” são heróis no imaginário infantil. A família é aquela que está presente, que ajuda, dá conselho, que ama, instrui e protege. Então, podemos dizer que o Corpo de Bombeiros Militar é aquela família que cuida da sua família.

Segundo o Cel BM Edupércio Pratts, Comandante-Geral do CBMSC, o trabalho da família bombeiro militar é cuidar da sociedade, sendo referência para as famílias: “A nossa preocupação é realizar um atendimento de excelência as pessoas. A população sabe que quando liga 193, o atendimento vem rápido e principalmente, nós resolvemos as situações. Seja em um atendimento pré-hospitalar, aonde podemos salvar vidas, ou em uma busca, combate a incêndio etc, nós estaremos presentes”. Segundo o Comandante-Geral, datas como o dia da mulher, dia das mães, e dia da família, são importantes para fortalecer este vínculo entre os bombeiros militares, e entre a corporação e a sociedade.”

E nesta quarta-feira (15), é comemorado o Dia Internacional da Família. A data foi celebrada pela primeira vez em 1994. Este dia foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de divulgar a importância da família na sociedade; sublinhar o caráter basilar da família na educação das crianças; passar mensagens de amor, respeito e união, elementos essenciais para o relacionamento de todos os componentes da família; alertar a sociedade para os direitos e responsabilidades das famílias; sensibilizar os cidadãos para as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família e sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de família que existe, sendo todas completamente legítimas.

Pensando nisto, nesta data tão importante, a família Bombeiro Militar separou algumas dicas para cuidar da sua família, relembrando alguns cuidados básicos:

- Piscina: feche o acesso às piscinas. Afogamentos com crianças são comuns, devido à falta de atenção dos pais;

- Produtos de limpeza: coloque os produtos de limpeza em prateleiras mais altas. Isto dificultará o acesso de crianças a produtos nocivos à saúde;

- Brinquedos: fique atento à faixa etária dos brinquedos que você dá aos seus filhos. Elas indicam a idade ideal dos brinquedos, devido ao material, tamanho de peças, e outros riscos;

- Tela na sacada: coloque telas nas sacadas da sua casa. Com esta proteção, você evita acidentes e quedas;

- Tomadas com proteção: Nas tomadas, coloque uma proteção. Assim, crianças não terão acesso às tomadas e você evita choques elétricos;

- Panelas no fogão: coloque as panelas nas bocas ao fundo do fogão, com os pegadores voltados para dentro. Assim, você evita acidentes envolvendo fogo e líquidos quentes.

- Não deixe seu filho sozinho: um minuto de desatenção pode resultar em um acidente;

- Engasgamento: atenção com o que a criança ingere. Se um neném engasgar, vire-o de barriga para baixo e levemente inclinado ao chão. Abra vias aéreas e dê pequenos tapas com a parte de baixo da palma da mão, continuamente, entre as escápulas do neném. Alterne e verifique se a criança expeliu o corpo estranho. Caso não aconteça, ligue 193.

A corporação iniciará uma campanha em mídias sociais, com a veiculação de material preventivo em Instagram, Twitter e Facebook. A ideia central é fornecer dicas de prevenção à população, para que as pessoas evitem acidentes – principalmente domésticos. Assim, você evita acidentes e protege sua família.

INSTAGRAM: @cbmscoficial
FACEBOOK: /CBMSC
TWITTER: /C_B_M_S_C

Em caso de emergência ligue 193.

Fonte: CBMSC
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...