superação - 26/06/2019 09:40

Trator adaptado leva agricultor cadeirante de volta à lavoura em Descanso

Há cinco anos Soethe ajudava nos trabalhos de desmanche de uma residência quando caiu da altura superior a três metros. Ele não quebrou nenhum osso, mas prensou a medula, ocasionando a perda dos movimentos do peito para baixo
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A máquina foi modificada na oficina da MM Sperandio, em São Miguel do Oeste, que é concessionária autorizada Massey Ferguson (Foto: Gisele Petry/Agência Polo

A MM Sperandio, concessionária autorizada Massey Ferguson, realizou a entrega do primeiro trator adaptado para as necessidades especiais do cliente Nedis Márcio Soethe que reside na linha Santa Catarina, interior do município de Descanso. O modelo adaptado foi um MF 4707 que possui transmissão power shutle. Com a adaptação, o agricultor pode voltar a fazer o que mais gosta, que é trabalhar no campo.

Soethe conta que é cliente da concessionária há mais de 15 anos e já adquiriu outros tratores com a empresa. Esses tratores haviam sido adquiridos antes de ficar paraplégico. Há cinco anos Soethe ajudava nos trabalhos de desmanche de uma residência quando caiu da altura superior a três metros. Ele não quebrou nenhum osso, mas prensou a medula, ocasionando a perda dos movimentos do peito para baixo. “Com o tempo fiz fisioterapia particular e acabei evoluindo. Hoje, na parte de sensibilidade eu sinto tudo, só não consigo andar sozinho a não ser com o andador”, lembra.

Com o trator adaptado, o agricultor passou a ser mais ativo na propriedade, mesmo com sua limitação física. “Essa semana eu estava ajudando a tirar madeira com o trator e ajudei a fazer silagem. Uso basicamente para todos os implementos. Eu acho bom para mim mesmo. Mudou minha autoestima. Não fico mais aquela pessoa trancada dentro de casa, pois continuo tentando voltar à ativa. Não é aquela maravilha de antes, mas vou me adaptando. Eu também ajudo meus vizinhos, trocamos horas. Um dia saio, outro ajudo a mãe dentro de casa. Por isso compramos o trator, para sobrar tempo para descansar. Se não, estaria só meu filho trabalhando, mas precisa sobrar um tempinho para ele se divertir”, diz.

Nedis mora com os pais Nilo Soethe e Margarida Agostini Soethe, com a esposa Lúcia Ferraboli Soethe e com o filho Lucas. Ele relata que o auxílio, amor e compreensão da família foram suas forças para superar o acidente e voltar à ativa na propriedade.

Sobre as mudanças em sua vida após a adaptação do trator, Nedis afirma que houve um avanço significativo. “Não vamos dizer que foi 100%, mas muda bastante com o auxílio e facilidade que o trator dá na propriedade. Você começa a produzir melhor, em menos tempo, na hora certa. Tu tendo a máquina não depende do outro, então é melhor ter a ajuda tecnológica”, reforça.

O trator foi adquirido através do financiamento pelo Programa Mais Alimentos, do governo federal. O primeiro processo de compra aconteceu há dois anos e, passados a parte burocrática, o agricultor já estava usufruindo da máquina. Segundo o gerente de Vendas da MM Sperandio, Marcos Henrique Schakofski, o trator adaptado será utilizado para atividades de colheita de fumo, plantio de milho, soja, silagem e demais atividades na propriedade da família.

“Essa adaptação surgiu no momento em que vendemos a máquina para o cliente, e percebemos que deveria ser feito algo diferente. Em conversa entre o departamento de vendas e oficina, chegamos ao ponto de adaptar freio de pedal para a mão, e a outro projeto de um banco para facilitar a entrada do Nedis na máquina”, finaliza Marcos.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...