São Miguel do Oeste - 13/08/2019 08:38

"Prevenção de quedas, não caia em armadilhas" é tema do projeto "Ponto de Encontro" Sesc no dia 20 de agosto

Voltada ao público 60+, a programação gratuita terá mediação da equipe de ortopedia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A próxima edição do projeto "Ponto de Encontro" Sesc será realizada no dia 20 de agosto, às 15h30, em São Miguel do Oeste com o tema "Prevenção de quedas, não caia em armadilhas". O objetivo deste evento é contribuir para a conscientização e disseminação de informações sobre este tema. Na programação gratuita estão previstas palestras, oficinas, rodas de conversas, vídeo debate abrindo espaços para a reflexão e discussão e assim, contribuir na prevenção de quedas. 

Segundo pesquisa realizada pelo Sesc São Paulo "as estatísticas apontam que 22% das quedas em pessoas idosas acontece justamente fora de casa e que no Brasil, 30% das vítimas de atropelamento são idosos. Entretanto, ficar em casa não previne quedas, pelo contrário, é o movimento e o exercício do viver pleno que ativa nossos corpos para que possamos realizar as atividades cotidianas. Quanto mais isolamento, maior são as chances de cair, pois a imobilidade pode trazer a perda do equilibro e da agilidade na vida diária".

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério de Saúde, idosos envolvidos em projetos de exercícios físicos com duração entre dez semanas a nove meses mostraram uma redução em 10% da probabilidade de queda entres os que se exercitam, em comparação com sedentários e que o treinamento específico para equilíbrio motivou uma redução de 25% de quedas.

Assim, programas de atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, força, equilíbrio, coordenação e ganho de força do quadríceps e mobilidade do tornozelo devem ser privilegiados nessa população. Essas capacidades motoras ajudam a reduzir a probabilidade de queda, melhora sua habilidade de enfrentar desafios ao equilíbrio; a segurança de seu meio ambiente e a autoconfiança, bem como a confiança de seus familiares, para que ele possa continuar ativo e independente em seu próprio meio, para realizar o que deseja. 

Entende-se então que, melhorar a aptidão física e impedir a inatividade não só auxiliam na redução da probabilidade de quedas, como incidem diretamente na redução do medo da queda, que, em regra, limita o idoso a levar uma vida menos ativa. Desta forma, modificar os comportamentos de risco, de forma a garantir transferências e movimentos seguros, sem restringir a possibilidade de uma vida ativa podem ser adotados não só para a prevenção de quedas como, em ocorrendo, não resulte em graves lesões ou consequências. 

"Pensando nisso, o Sesc de Santa Catarina realiza de 19 a 23 de agosto, simultaneamente em 30 unidades da Instituição no Estado, diversas atividades para o estímulo a Prevenção de Quedas dos 60+, e assim contribuir para minimizar os efeitos dos diversos obstáculos como o trânsito, transporte público, ritmos acelerados, semáforos e faixas de pedestre disfuncionais, as ruas e calçadas em condições ruins de acessibilidade, a iluminação, a sinalização pública nem sempre amigáveis, entre outras questões", declara Jéssica Pucci, gerente de Saúde e Assistência do Sesc Santa Catarina. 

Projeto Ponto de Encontro

O projeto Ponto de Encontro desenvolvido pela área de Assistência do Sesc Santa Catarina é um evento que, por meio de Palestras, Rodas de Conversas, Dinâmicas de Grupos e Oficinas trabalha de forma reflexiva, informativa e gera novos conhecimentos sobre a temática foco de cada edição. Como destacado acima, nesta edição terá como tema "Prevenção de quedas, não caia em armadilhas".

Mais informações na Unidade do Sesc: Rua Almirante Tamandaré, 969 – Centro – São Miguel do Oeste:  - Telefone: (49) 3621.3082
Fonte: Ascom
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...