SETOR DE ONCOLOGIA - 13/08/2019 10:00 (atualizado em 13/08/2019 11:33)

VÍDEO: Encontro marca 1º ano de atendimentos e paciente emociona com mensagem sobre "o tempo"

O Hospital Regional atende uma região de 30 municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Camila Pompeo | WH Comunicações
O Setor de Oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso completou seu primeiro ano de atividades em São Miguel do Oeste. Na manhã desta terça-feira (13), um encontro entre os pacientes oncológicos, seus familiares e a equipe do setor marcou os primeiros 12 meses de atendimentos. 
Foto: Camila Pompeo | WH Comunicações
Os presentes acompanharam uma mensagem na voz do paciente oncológico Dimitri Abdalla e do amigo Willian que o acompanhou com o violão. Em seguida, foi a vez de Álvaro Loro realizar uma palestra contando um pouco sobre sua experiência com o câncer. 
Em entrevista ao Grupo WH Comunicações, o diretor de apoio do hospital, Rodrigo Lopes, destacou que quando foi iniciado o trabalho havia inúmeras dúvidas e a expectativa era de que o serviço fosse crescendo gradativamente. No entanto, a demanda por atendimentos foi maior do que o esperado.
"No terceiro mês já tínhamos 50 cirurgias por mês que era o previsto e tivemos que pular etapas do planejamento financeiro, físico e de pessoal. Mas tivemos uma equipe muito preparada e conseguimos consolidar esse atendimento", explica.
Nesse primeiro ano de atividades, Lopes salienta que já foram feitos 17,5 mil exames. Atualmente, o setor tem cerca de 100 pacientes em tratamento. "Tivemos em torno de quatro mil consultas, sendo que do total, quase 800 são de pacientes novos. Tivemos 17,5 mil exames, 500 cirurgias e hoje temos 100 pacientes em tratamento de quimioterapia. Tivemos que aumentar a equipe com a demanda, hoje temos dois médicos oncologistas clínicos, dois médicos cirurgiões oncológicos, além de todo o corpo clínico. Nosso maior desafio foi manter a qualidade e a humanização e isso estamos conseguindo", menciona.
Dos pacientes em atendimento, 54% são homens e 46% são mulheres de São Miguel do Oeste (28%); Maravilha (15%); Itapiranga (10%); São José do Cedro (7%); São João do Oeste (5%); Mondaí e Iporã do Oeste (4%); Romelândia, Tunápolis e Santa Helena (3%); Anchieta, Barra Bonita, Belmonte, Guaraciaba, Saltinho e Saudades (2%); Bandeirante, Descanso, Flor do Sertão, Guarujá do Sul, Modelo, Paraíso, Princesa e São Miguel da Boa Vista (1%).   
Entre os tipos de câncer, os diagnósticos mostram os três principais: câncer de próstata (33%), de mama (32%) e de cólon (13%).  
Foto: Camila Pompeo | WH Comunicações
ASSISTA:



VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: WH Comunicações / Camila Pompeo - Colaboração Ascom HRTGB
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...