empoderamento - 25/08/2019 22:15 (atualizado em 25/08/2019 23:01)

Alex Duarte apresenta a palestra “Como empoderar pessoas com deficiência?”

A palestra foi inspirada na “Primeira Imersão de Pessoas com Síndrome de Down da América Latina”, criada por Alex Duarte e intitulada “Expedição 21”
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Silvana Ruschel / 103FM
Foto: Silvana Ruschel / 103FM

São Miguel do Oeste recebeu na noite deste domingo (25) o educador social e diretor de cinema Alex Duarte apresentando a palestra: “Como Empoderar Pessoas com Deficiência”, que faz parte da sua recente pesquisa sobre a autonomia de pessoas com deficiência. Evento reuniu grande público no Centro Cultural da Unoesc. 

Alex Duarte concedeu entrevista por telefone no programa Atualidades, acompanhe aqui

Durante a palestra, Alex apresentou uma experiência enriquecedora de como lidar com as diferenças, julgamentos e fortalecer nosso estado emocional. "Precisamos esvaziar nosso copo do preconceito. Precisamos derrubar crenças sobre a Síndrome de Down e outras deficiências", destacou em vários pontos de sua apresentação. "Viver uma vida com mais autonomia e independência são metas perfeitamente alcançáveis para as pessoas com deficiência. A interação com o meio pode melhorar o desenvolvimento, a cognição e a autoestima de uma pessoa com deficiência", enfatiza.

A palestra foi inspirada na “Primeira Imersão de Pessoas com Síndrome de Down da América Latina”, criada por Alex Duarte e intitulada “Expedição 21”, onde 18 jovens com Síndrome de Down participaram de uma espécie de “reality show”, em uma casa, longe dos pais, por quatro dias, com o intuito de desenvolver habilidades, aprender a morar sozinho e ter mais autonomia. Após a experiência, um dos participantes, o escritor Vinicius Streda, está morando sozinho. Este e outros resultados serão transformados em uma pesquisa de cunho científico, pelo neurocientista Dr Fernando Pinto Gomes, com o objetivo de mostrar como a interação com o meio positivo pode melhorar o aprendizado e auto- estima de pessoas com deficiência intelectual.   

Na contramão dos discursos que insistem em procurar explicações biológicas, catalogar sintomas e comportamentos padrão para pessoas que tenham em comum diagnósticos e categorias, Alex Duarte nos proporciona pensar que os limites estão nas situações culturais que nos envolvem e que muitas vezes atribuem a características orgânicas o caráter do não aprender.

SOBRE ALEX DUARTE

Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, pós-graduando em Psicopedagogia Clínica Institucional, Educador Social, Empresário e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Há 10 anos é palestrante na área e inclusão e autor de três livros. Foi professor pelo Ponto de Cultura ACI, Ação Cultural Integrada pelo Governo Federal, e se tornou o primeiro jovem a documentar a Missão de Paz da ONU, no HAITI. É escritor, formado em Coaching em Orlando/EUA, estagiou na Fundação Roberto Marinho e tem experiência há mais de 4 anos em neurociência, formado pelo Instituto Tânia Zambon. Em 2016 foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e recebeu o título de cidadão brasileiro pela Academia De Letras de São Paulo. Seu filme Cromossomo 21 foi premiado em Hollywood e exibido nos cinemas do Brasil. Alex também é criador da Imersão Expedição 21, a Primeira Imersão para Pessoas com Deficiência Intelectual das Américas.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Redação WH Comunicações / Silvana Ruschel
Publicidade
Publicidade
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...