"Queijo Vila Oeste" - 25/10/2019 09:07 (atualizado em 28/10/2019 11:22)

Queijos de São Miguel do Oeste são destaque no Canal da Epagri no YouTube. Assista

Projeto "Queijo Vila Oeste" busca a caracterização do produto e valorização no mercado
Comente agora!
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Reprodução

Uma iguaria que traz histórias e o saber fazer do campo. Em São Miguel do Oeste, o projeto "Queijo Vila Oeste" busca a caracterização do produto e valorização no mercado. O projeto está sendo implantado por meio de uma parceria entre a Epagri Local e a Prefeitura de São Miguel do Oeste. A extensionista social da Epagri, Leonilda Villani, destaca que esta ação quer valorizar o produto e o “saber fazer” para que as receitas se mantenham nas famílias e não se percam com o tempo. “O queijo colonial é um produto cultural da nossa região, tem sabor característico e não podemos perder este produto. O projeto contempla apenas queijos coloniais, feitos de forma artesanal com leite cru”, destaca.

Nesta semana, este projeto, que já está tomando corpo no município, foi destaque do programa “SC Agricultura” em matéria no Canal Oficial da Epagri no YouTube. A reportagem conta a história dos agricultores de São Miguel do Oeste, Enair Rasche e do casal Vilmar e Luzane Ritzel.

O projeto prevê várias etapas: questionário sobre o “Como Fazer” e a história do produto, após será feita a análise da água, do leite e do queijo produzido para a caracterização. Depois será feita a legalização deste queijo. “É muito importante que a gente destaque que apesar de ser um produto artesanal, apesar de ser um produto com as características do local, quem comprar este produto não pode se contaminar. Já temos casos em toda região de pessoas que foram contaminadas por brucelose e tuberculose em função de consumirem produtos sem a devida segurança. Por isso uma das questões a serem trabalhar é ter todos os animais da propriedade certificados”, lembra.

Fonte: Redação WH Comunicações / Silvana Ruschel
Nenhum comentário enviado
:
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...