NÃO CONFIEM EM TUDO - 04/02/2022 08:58

Mulher precisa de transplante de fígado após tomar chá emagrecedor

Médica gastroenterologista publicou um vídeo em sua rede social para alertar sobre os riscos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Uma médica gastroenterologista publicou um vídeo em sua rede social para alertar sobre os riscos de tomar chás emagrecedores. Ela relatou que uma paciente foi internada e precisou de transplante de fígado após consumir um frasco com 50 ervas. 
Liliana Ducatti Lopes relata que a paciente teve hepatite fulminante após tomar um chá emagrecedor de 50 ervas, incluindo chá verde, carqueja e mata verde, e agora aguarda por um doador para fazer o transplante de fígado. 
No vídeo publicado no Instagram, Liliana disse que esse caso não é o primeiro caso registrado no Hospital das Clínicas de São Paulo, onde ela atende. Há registros de pacientes que não tinham nenhum problema de saúde prévia e desenvolveram uma falência aguda do fígado gravíssima causa por alguns medicamentos. 
— Se não transplantar vai a óbito em 24, 48 ou 72 horas. São casos dramáticos — afirma a médica. 


A médica relata que no caso dessa paciente internada no HC, não era conhecida nenhuma medicação tomada por ela. Logo depois, a família levou ao consultório um frasco de chá emagrecedor com 50 ervas. 
— Quando olhamos o rótulo dessa medicação já podemos identificar diversas ervas conhecidas por serem hepatotóxicas, por fazerem mal ao fígado. Dentre elas, a mais comum e mais conhecida é o chá verde. É muito bem descrito na literatura, há vários relatos e papers que mostram casos de hepatite fulminante causada por uso de chá verde — relata a médica.
De acordo com a médica, além do chá verde, carqueja e mata verde também são ervas conhecidas na literatura médica por serem prejudiciais ao fígado: 
— Nós recomendamos não fazer o uso desse tipo de medicação: chá que desincha, chá detox, natural, erva... Não faça uso, desaconselhe as pessoas que você conhece. Isso tudo é charlatanismo e são descritos como hepatotóxicos, fazem mal para o fígado sim e podem levar à necessidade de um transplante de fígado.



Fonte: Diário Catarinense
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...