SITUAÇÃO EXTREMA - 15/02/2022 14:13

Em urgência, Casan anuncia que vai buscar água no rio Uruguai

Caminhões-tanque devem começar a puxar água do rio nesta quarta-feira, segundo a Casan
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Em colapso, Casan anuncia que vai buscar água no rio Uruguai, em Chapecó — Foto: Jair Correia/NDTV
A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) anunciou nesta terça-feira (15) que vai buscar água no rio Uruguai para manter o abastecimento da área urbana de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A medida emergencial foi adotada em razão do reservatório da barragem do Engenho Braun, no lajeado São José, estar com a capacidade em situação de urgência.
“O que entra de água no lajeado São José é o que está sendo captado do rio Tigre. Com essa redução da barragem, tivemos que reduzir entre 25 a 28% a capacidade de produção de água no município de Chapecó”, disse Daniel Domingues Scharf, Superintendente Regional de Negócios do Oeste da Casan.
A empresa não informou o número de caminhões-tanque serão contratados para puxar água. A distância a ser percorrida é de 23 quilômetros, do lajeado até o Goio-Ên. “Vamos transportar água do rio até a captação do rio São José para amenizar todo esse impacto”, comentou Scharf. A operação, que já foi adotada pela empresa BRF, deve iniciar nesta quarta-feira (16).
Outras manobras operacionais para manter o abastecimento de água em Chapecó já foram adotadas pela Casan nas últimas semanas, entre elas o abastecimento de caixas de águas com ajuda de caminhões-pipa e o rodízio em 26 bairros.
A Companhia reforça o pedido à comunidade para o uso racional e controlado da água, evitando principalmente lavações de calçadas e carros com água tratada neste período.
Outras ações
Segundo a Casan, nos próximos meses uma segunda etapa de limpeza do Lajeado São José será realizada. O edital para contratação dos serviços já foi lançado. O investimento será de R$ 36 milhões. O objetivo é continuar o trabalho iniciado no ano passado e aumentar a capacidade de reserva de água na barragem de captação de água. A estimativa é remover 400 mil m² de lodo.
Em breve, também será lançada a licitação para a nova estação de tratamento de água de Chapecó, que será instalada junto ao Rio Tigre, em Guatambu, um investimento de cerca de R$ 37 milhões, segundo a Casan. A nova ETA deve entrar em operação no início do próximo ano.
Já as frentes de trabalho da macroadutora do Rio Chapecozinho, maior obra do Sistema de Abastecimento de Água em Santa Catarina, também seguem. A macroadutora irá beneficiar em torno de 500 mil moradores de Chapecó, Cordilheira Alta, Xanxerê e Xaxim.
Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...