FLEXIBILIZAÇÃO - 15/03/2022 06:56

Além de SC, saiba quais Estados brasileiros flexibilizaram o uso de máscara

Desobrigação em Santa Catarina foi efetivada no sábado (12) e outros Estados seguem caminhos parecidos; saiba quais são
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Santa Catarina faz parte do grupo de 10 Estados brasileiros e o Distrito Federal, que já flexibilizaram o uso de máscaras em seus territórios. As aberturas graduais autorizam que os municípios sigam caminhos parecidos.

Embora haja, quem julgue prematuro o relaxamento da medida de proteção contra o coronavírus, governantes alegam que o avanço da vacinação e o menor número de casos da Covid-19 no país tornam seguro que as pessoas voltem a descobrir seus rostos após dois anos de pandemia.

Em Santa Catarina, o governo estadual publicou um decreto no sábado (12) desobrigando os municípios catarinenses a cobrarem o uso da máscara, seja em locais abertos ou fechados.

Porém, o governo estadual alertou que, em locais onde não é possível manter o distanciamento, como no transporte público, além de hospitais e centros de saúde, a proteção continua sendo “altamente recomendada devido ao risco de transmissão da doença”.

Unidades Federativas que flexibilizaram as máscaras

Entre as 11 unidades federativas consultadas pela Agência Brasil, a última a implementar as novas normas foi Minas Gerais. Desde o sábado (12), o governo estadual tornou opcional o uso de máscaras em locais abertos.

A decisão final, contudo, cabe aos municípios, que podem não adotar o que o governo estadual classifica como uma “orientação”, adotada “a partir da melhoria dos indicadores da pandemia” no estado.

Qualquer que seja a decisão das prefeituras em relação aos espaços abertos, a máscara deve continuar sendo exigida em locais fechados de cidades onde menos de 70% da população com idade para ser imunizada tenham completado o ciclo vacinal.

O governo do Rio de Janeiro autorizou que as prefeituras fluminenses liberassem a população da obrigação de usar máscaras em ambientes ao ar livre, desde que observados critérios como o respeito ao distanciamento social e o percentual da população imunizada.

Inicialmente, o avanço da variante Ômicron desestimulou muitas cidades a relaxarem as regras. Até que, no começo deste mês, o governo estadual liberou os municípios a flexibilizarem as regras também em lugares fechados.

Além de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, também já anunciaram regras mais flexíveis que as adotadas nos primeiros meses da pandemia as seguintes unidades federativas:

Amazonas;
Distrito Federal;
Espírito Santo;
Goiás;
Maranhão;
Mato Grosso;
Mato Grosso do Sul;
São Paulo.

Outros estados como Bahia e Paraná já informaram que anunciarão novas normas em breve se os números de contágio e, principalmente, mortes, seguirem em queda.

Fonte: ND+ com Agência Brasil
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...