ranking - 16/03/2022 10:16

Florianópolis e Joinville estão entre as 10 melhores cidades para empreender no país

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Florianópolis se destaca em capital humano e inovação (Foto: Divulgação)
As cidades de Florianópolis e Joinville estão entre as 10 melhores para empreender no Brasil segundo o ranking do Índice de Cidades Empreendedoras ICE 2022. A lista top 10, na ordem, tem São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Vitória, Belo Horizonte, Porto Alegre, São José dos Campos, Osasco, Joinville e Cuiabá. Entre as 100 melhores, SC tem também Blumenau em 20º lugar.
O ranking leva em conta sete fatores determinantes de competitividade: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, capital financeiro, inovação, capital humano e cultura empreendedora. O estudo foi realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Endeavor.
Florianópolis tem se mantido em segundo lugar nesse ranking porque lidera em capital humano e tem ficado em terceiro lugar em inovação, dois índices que pesam mais para as cidades serem empreendedoras. Em ambiente regulatório teve a 7ª posição, em acesso a capital a cidade ficou em 8º, em mercado e infraestrutura em 10º, e em cultura empreendedora, em 11º.
Joinville se destacou com o quarto lugar em ambiente regulatório em 11º em inovação e 13º em mercado. Em capital humano ficou em 22º, acesso a capital 26º, cultura empreendedora 35º e infraestrutura 41º.
O que projeta Florianópolis no capital humano é a qualidade da educação. O estudo leva em conta uma série de fatores, incluindo alto desempenho dos alunos no Enem; alta proporção de adultos com ensino médio completo; elevada proporção de matriculados no ensino técnico e profissionalizante; a elevada proporção de adultos com ensino superior completo; e alta proporção de alunos com formação superior em cursos avaliados como sendo de alta qualidade.
Em 2014, quando a Endeavor lançou um ranking entre as melhores capitais para empreender, Florianópolis ficou em primeiro lugar. Naquele ano, ela tinha 58% dos estudantes em cursos superiores avaliados com notas 4 e 5 pelo Enade.

Fonte: Estela Benetti/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...