A solução envolve praticidade, conscientização e preservação ambiental. No caixa do supermercado, o consumidor segue com poder de escolha: cupom impresso ou digital? Quem escolher o digital, em instantes, receberá o documento fiscal na tela do celular. Uma pequena mudança de hábito que pode salvar milhões de árvores e diminuir o risco de contaminação por químicos presentes no papel térmico.
Só no Brasil são impressos mais de 20 bilhões de cupons por ano. Para atender esta demanda, são necessárias mais de 400 mil árvores, 35 bilhões de litros de água e 35 mil barris de petróleo, que resultam na emissão de 38 mil toneladas de CO² na atmosfera. E isso não é tudo. Não tem como reciclar o papel térmico.
A impressão dos cupons não usa tinta. O próprio papel é revestido de bisfenol A (BPA), uma substância química que muda de cor quando exposta ao calor. Parece algo comum e inofensivo, mas o BPA apresenta riscos preocupantes ao meio ambiente e a saúde humana – o que impede sua reciclagem. Isso resulta em um grande volume de resíduos, que na maioria das vezes são descartados em locais inapropriados.
Deixe os cupons impresso no passado
O App Cupom Verde está disponível de graça tanto para o varejista quanto para o consumidor final. O Lojista tem apenas que entrar em contato com o fornecedor do seu software de gestão para fazer as atualizações necessárias no PDV. Já o consumidor precisa baixar o aplicativo e fazer o cadastro. Feito isso, na hora de finalizar suas compras nos estabelecimentos parceiros seu cupom fiscal irá direto para o App. Simples, rápido, e seguro.
De acordo com Gabriel Junqueira, CEO da Cupom Verde, a meta é chegar ao final de 2022 com 10 mil estabelecimentos parceiros do Cupom Verde espalhados pelo Brasil. “A longo prazo, o foco da empresa é fazer com que em 50% das vendas seja emitido o Cupom Verde. Imagina os benefícios de reduzir pela metade os cupons impressos”.
A Cupom Verde tem sede em São Miguel do Oeste, no extremo oeste catarinense. A empresa que nasceu da idéia de profissionais que trabalham no ramo de automação comercial, recebeu o apoio de investidores em tecnologia e hoje já conta com dois patrocinadores de peso: Itaú e Rede (a maquininha de cartão de crédito).
“É a publicidade nos cupons digitais que viabiliza a oferta gratuita desta solução tanto para o varejo quanto o usuário final. Nós temos um custo de desenvolvimento do negócio, data center, funcionários e etc. Então, para cada Cupom Verde gerado existe uma empresa por trás que está viabilizando essa operação. São empresas com interesse em vincular suas marcas a iniciativas com impacto ambiental,” explica Gabriel Junqueira.