- 22/03/2022 07:46

Produtores e técnicos dos municípios consorciados ao CONDER participam do “Seminário LAC Suinocultura”

Seminário foi um momento importante de capacitação sobre a emissão de licenças através de Licença por Adesão e Compromisso (LAC) na suinocultura
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Ascom
Foto: Ascom

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER) reuniu nesta segunda-feira (21) suinocultores e técnicos dos municípios consorciados no “Seminário LAC Suinocultura”. O encontro foi promovido pelo Conder, por meio do Programa de Gestão Ambiental, e realizado na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. 

Conforme o diretor do Programa de Gestão Ambiental, José Francisco Mora, é um importante momento de troca de conhecimentos após a alteração do Código Estadual do Meio Ambiente, que entrou em vigor no início de 2022. “Essa alteração publicada agora em janeiro, permitiu algumas licenças através de Licença por Adesão e Compromisso (LAC). Uma delas é a suinocultura. Embora várias atividades podem ser feitas por LAC, escolhemos a suinocultura porque é nossa maior demanda”, explica o diretor.

Atualmente, cerca de 30% das licenças ambientais emitidas pelo CONDER são da suinocultura. Nesse sentido, a capacitação visa orientar os técnicos externos que prestam assessoria para os produtores e os próprios produtores para que, a partir de 1º de abril deste ano, comecem a emitir licenciamento através da LAC na suinocultura. 

“O licenciamento através da LAC torna mais célere a emissão da licença ambiental. As responsabilidades do produtor e do técnico externo continuam iguais. O produtor tem a responsabilidade de preservar o meio ambiente, não infringir leis ambientais, porém, a licença, se vier para nós com toda a documentação solicitada, é emitida na mesma hora”, explica.

Além da suinocultura, a avicultura é uma atividade onde a emissão de licenças já é realizada através da LAC e a celeridade do processo já está comprovada. “Na avicultura já fazemos há seis meses a emissão de licença por LAC, com uma média de emissão de seis horas. Após essa emissão, vamos na propriedade fazer uma vistoria e ver se está tudo certo. Na sequência da suinocultura, terão outras atividades que, possivelmente em maio, poderemos começar a licenciar por LAC”, revela Mora.

Ao todo, cerca de 100 pessoas de toda a região se inscreveram gratuitamente para participar do seminário. Atualmente, o CONDER conta com 28 municípios consorciados das regiões abrangidas pela Ameosc e Amerios.


VEJA MAIS IMAGENS
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...