No mês de fevereiro estavam agendados 7.397 atendimentos - entre consultas e exames, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé. Destes, quase 900 não puderam ser realizados porque os pacientes não compareceram.
A falta a consultas ou exames acaba fazendo com que a fila de espera do SUS não avance, o que prejudica milhares de usuários do sistema. O horário não pode ser utilizado para outras consultas por quem não está cadastrado no SISREG - Sistema de Regulação. “Então, quem falta acaba tirando o lugar de outra pessoa que pode estar precisando. Além disso, toda a equipe mobilizada fica ociosa, porque precisamos mobilizar profissionais médicos e toda área de apoio, para atender os pacientes”, alerta a responsável dos Serviços Ambulatoriais, Ariana Silva.
Ariana pede a compreensão e o apoio da população. “Se, por algum motivo, a pessoa não precisa mais do atendimento, é necessário ir até a Secretaria de Saúde do município e pedir o cancelamento. Isso vale para consultas, exames e cirurgias”. É preciso que a população tenha consciência de que existem outros pacientes na fila e que as possíveis faltas devem ser comunicadas com antecedência”.