TAXA DE OCUPAÇÃO - 28/03/2022 18:51

Taxa de ocupação de UTIs Neonatais chega a 100% em cinco regiões de SC

Outras duas regiões apresentam taxa de ocupação acima de 90%; SES diz que está atenta à situação e prevê abertura de novos leitos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Taxa de ocupação de UTIs Neonatais chega a 100% em cinco regiões de SC – Foto: Portal Hospitais do Brasil/Divulgação
A taxa de ocupação de leitos de UTIs Neonatais fornecidos pelo SUS é de 100% em cinco regiões de Santa Catarina. Os dados constam no painel de leitos da SES (Secretaria de Estado da Saúde) atualizado na manhã desta segunda-feira (28).
Há uma semana, a plataforma do governo do Estado também registrava cinco regiões com UTIs Neonatais lotadas, conforme reportagem publicada pelo ND+.
As regiões Grande-Oeste, Meio-Oeste e Serra, Planalto Norte e Nordeste, Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí atingiram 100% da capacidade de atendimento dos leitos de UTI Neonatal.
Grande Florianópolis e Sul estão com taxas de ocupação de 97,7% e 92,8% para esse tipo de leito, respectivamente.
Dos 199 leitos ativos no Estado, 196 estão ocupados, ou seja, há somente três leitos disponíveis pelo SUS. Dois leitos estão vagos no Hospital Nossa Senhora Conceição, em Tubarão, e o terceiro na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis.
A taxa geral de ocupação de leitos de UTI Neonatal em Santa Catarina é de 98,4%, de acordo com o painel. A SES informou que está atenta à alta taxa de ocupação dos leitos de UTI Neonatal no Estado.
Taxa de ocupação de leitos de UTI Neonatal em SC – Foto: SES/Divulgação
MPSC instaura inquérito civil
No dia 15 de março, o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) instaurou um inquérito civil para apurar a lotação da UTI Neonatal da maternidade do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.
A Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela regulação da UTI, teve prazo de cinco dias para responder aos questionamentos feitos pelo MP. A pasta informou na manhã desta segunda (28), que já respondeu ao Ministério Público sobre a UTI neonatal no Hospital Ruth Cardoso.
Hospital Regional de São José
O Simesc (Sindicato dos Médicos do Estado Santa Catarina) publicou nesta segunda-feira (28) uma nota sobre a situação da UTI Neonatal do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis.
“Faltam médicos, funcionários e área física adequada para atender os pequenos pacientes. Este grito se repete em outras unidades da saúde em todo o Estado há um bom tempo. O governador não autorizou o concurso público e as contratações temporárias não têm resolvido o problema”, informa o texto.
O que diz a SES
Por meio de nota, a SES informou que trabalha trazendo soluções imediatas para eventual falta de disponibilidade de leitos, enquanto aguarda a abertura de leitos novos para atender a população.
A pasta citou que 10 novos leitos de UTI neonatal estão previstos para serem abertos após a inauguração do Complexo Madre Teresa, do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.
Além disso, o órgão estadual aguarda a habilitação por parte do Ministério da Saúde de 80 novos leitos já solicitados para ampliar a rede de atendimento neonatal no Estado.
Confira a nota na íntegra: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está atenta à alta taxa de ocupação dos leitos de UTI Neonatal em Santa Catarina, trabalhando intensamente e trazendo soluções imediatas para eventual falta de disponibilidade de leitos, enquanto aguarda a abertura de leitos novos para atender a população. 
Um exemplo são 10 novos leitos de UTI neonatal previstos para serem abertos após a inauguração do Complexo Madre Teresa, do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. A obra já foi finalizada e no momento estão sendo adquiridos os equipamentos. A expectativa é que os leitos estejam ativos no segundo semestre deste ano.
Aliado a isso, a SES aguarda a habilitação por parte do Ministério da Saúde de 80 novos leitos já solicitados para ampliar a rede de atendimento neonatal no estado.
A demanda por esse serviço não é exclusiva em uma ou outra região, mas em nível nacional e a SES trabalha todos os dias para atender as demandas da população.
A Secretaria da Saúde informa ainda que já respondeu ao Ministério Público sobre a UTI neonatal no Hospital Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú.

Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...