SÃO MIGUEL DO OESTE - 05/04/2022 11:53 (atualizado em 05/04/2022 11:58)

VÍDEO: São Miguel do Oeste está em epidemia de dengue e situação é grave

Na manhã desta terça-feira (5), foi realizada uma reunião para instalar uma Sala de Situação
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Foto:Rudinei Heinle/ Rádio 103 FM 
A situação de São Miguel do Oeste diante da dengue é grave. O município decretou que está em estado de epidemia e, por conta disso, na manhã desta terça-feira (5), foi realizada uma reunião com entidades, forças de segurança e órgãos da Saúde para a instalação de uma Sala de Situação de Combate à Dengue. 

Atualmente o Município está com 159 casos. Destes, 139 foram contraídos dentro do perímetro de São Miguel do Oeste. Do restante, outo casos são importados e 12 indefinidos. Ainda, 218 pacientes aguardam o resultado dos exames. 

Diversas ações são realizadas pelos Órgãos de Saúde, com o objetivo de combater focos do mosquito Aedes Aegypti. Uma das ações é o fumacê, que combate o mosquito adulto, porém a Regional de Saúde possui apenas dois veículos para atender 22 municípios. 

Ainda há o trabalho de fiscalização por conta dos agentes de endemias, que vistoriam, mapeiam e notificam os terrenos. 

A Administração de São Miguel do Oeste pede para que a população redobre os cuidados, visto que os dados são alarmantes. 

Entre as questões mais urgentes levantadas durante a reunião de reinstalação da Sala de Situação, está a eliminação do lixo que se acumula em muitos locais, que acaba acumulando água parada e servindo para proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A Polícia Militar também será acionada para auxiliar a equipe de agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde, nos casos onde houver resistência dos moradores para realização de vistorias. Inclusive, serão aplicadas multas para quem insistir em não manter seus terrenos em condições adequadas.

Após a picada do mosquito contaminado, os sintomas podem surgir entre quatro e 10 dias. A infecção não é transmitida pelo contato direto com pessoas infectadas.

Quando causa sintomas, a primeira manifestação da dengue é a febre alta de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo haver coceira associada. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes

Fonte: Rudinei Heinle/ Redação WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...