lei de violência institucional - 05/04/2022 14:00 (atualizado em 05/04/2022 14:28)

Lei Mariana Ferrer: nova legislação pune servidores que ofenderem vítimas durante julgamentos

Foi definida pena de até um ano de detenção mais multa para a prática de violência institucional
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

De agora em diante, o servidor que submeter vítimas ou testemunhas de crimes violentos a constrangimentos desnecessários pode pegar até um ano de detenção, além de ter que pagar uma multa. A previsão consta na lei de violência institucional, publicada no DOU (Diário Oficial da União). A nova legislação é resultado da repercussão do julgamento de uma acusação de estupro em Santa Catarina, o caso de Mariana Ferrer.

A Lei Mariana Ferrer foi sancionada no fim de novembro pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Baseada no caso da jovem que deu nome à lei, o dispositivo legal prevê punição ao constrangimento de vítimas e testemunhas em julgamentos de crimes sexuais.

Relembre o caso

O projeto de lei que pune o constrangimento a vítimas e testemunhas de crimes durante audiências e julgamentos foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 18 de março de 2021.

A proposta foi da deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Segundo Lídice, o objetivo do projeto de lei era dar dignidade à mulher e impedir que ela seja exposta da forma como ocorreu com Mariana Ferrer.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...