história de pescador? - 16/05/2022 08:57

Camarão gigante já foi visto em SC? Conheça a espécie

Anualmente, a produção chega a 200 mil toneladas
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Camarão gigante impressiona por suas dimensões(Foto: Portal G1)
Não é história de pescador. Um camarão gigante foi encontrado no litoral de Santa Catarina, na região de Laguna. O crustáceo, capturado por um pescador local, media 1,20m e pesava 11kg.
A espécie em questão é a Macrobrachium rosenbergii, chamada de Camarão da Malásia, uma das mais cultivadas em todo mundo. Anualmente, a produção chega a 200 mil toneladas.
O tamanho médio do animal é 32cm e seu peso não costuma passar de 50g. O encontrado em Laguna, portanto, é um exemplar da espécie considerado atípico, não havendo registros recentes de um animal tão grande.

Outras aparições do camarão gigante
Outro caso recente envolvendo um camarão gigante chamou a atenção de todo o país. A captura do animal aconteceu em junho de 2021, no litoral da Costa Branca do Rio Grande do Norte.
O crustáceo tinha 50cm de comprimento e 400g de peso. O grande feito também é atribuído a um pescador local. Seu nome é Gabriel Silva (80) e desde a infância ele pesca na região.
Segundo palavras do Sr. Gabriel, ele teria repetido a mesma façanha décadas atrás. “Eu quebrei meu próprio recorde. Em 1978 eu peguei um menor um pouquinho. Agora peguei esse, de 400g".
Biólogos ouvidos pelo portal G1 informam que o animal encontrado é da espécie Macrobrachium rosenbergii, o chamado Camarão da Malásia. A hipótese mais provável é que criadores tenham o introduzido nas praias da região, uma vez que não se trata de uma espécie endêmica no nordeste brasileiro.

A temporada do camarão em Laguna
Entre os meses de novembro e junho, cerca de 5 mil pescadores sobrevivem da pesca do camarão rosa em Laguna. Os dados são do Sindicato dos Pescadores da região.
Entre 1° de julho e 15 de novembro, temos o chamado período de defeso, no qual a pesca é proibida em função da fase de procriação dos animais. Durante esses meses, os camarões deixam a bacia do complexo lagunar rumo ao oceano para realizar a desova. Como incentivo para interromper suas atividades, os pescadores recebem um benefício do Governo Federal.
Já durante a temporada de pesca, os trabalhadores costumam passar a noite em vigília organizando os rasteio. Muitos saem ao entardecer e retornam apenas quando o dia amanhece.
Em um dia considerado regular, com condições favoráveis de vento, os pescadores conseguem capturar cerca de 20kg do crustáceo, o que costuma ser possível a partir de janeiro. Segundo os pescadores locais, em dezembro os camarões normalmente aparecem em dimensões diminuta, chegando a seu tamanho normal somente nas semanas seguintes.

Camarão gigante é considerado iguaria em Florianópolis
Florianópolis é mundialmente famosa pelo cultivo de ostras, que são servidas como verdadeiras iguarias nos restaurantes da ilha. Outro prato também bastante badalado é o camarão gigante. Em muitos locais ele é preparado na brasa e servido com diversos tipos de molho.
Essa e outras variedades de camarão podem ser encontradas em um dos mais belos cartões postais de Florianópolis, a Lagoa da Conceição. Além de toda sua beleza natural, a região também é conhecida como umas das mais ricas Rotas Gastronômicas da Ilha.
Foi justamente na região da Lagoa que surgiu a famosa sequência de camarões, em que o cruatáceo é servido em três formas de preparo – empanado, alho e óleo e ao bafo. O camarão também marca presença como acompanhamento de peixe empanado ao molho de ervas, casquinha de siri e guarnições.

Como acertar ao comprar camarão?
Quem deseja acertar ao comprar camarão deve ter uma questão em vista: mesmo o animal aparentemente fresco, exposto na peixaria, já foi congelado.
Isso porque o camarão é altamente perecível e após a pesca ele é imediatamente congelado. Logo, não é nada interessante pagar mais caro por essa proteína supostamente fresca, sendo que congelado você garante que o alimento estará nas condições ideais para consumo.
Além disso, vale ficar atento a aspectos como:

Aparência
Caso você tenha acesso apenas a camarões descongelados, o ideal é que cabeça e cauda estejam presas ao corpo (se estiverem soltas, é sinal que o camarão está velho). A casca deve ter seu brilho conservado e apresentar firmeza ao toque, além de não apresentar manchas, que indicam oxidação.

Peso
O camarão é vendido por peso e isso faz diferença caso esteja limpo ou com casca. Se a receita que você deseja preparar exige 1kg de proteína, considere que 30% do peso será descartado. Isto é, 1 kg de camarão com casca rende 700 g de camarão limpo.

Com casca
A casca nem sempre é vilã, pois pode ser utilizada em diversos preparos, como no caldo do bobó do camarão, de peixadas e para dar um charme ao ser servido frito. Por isso, verifique.

Limpo e pré-cozido
O camarão pré-cozido dificilmente conserva seu sabor original. Por isso, não costuma ser utilizado como elemento principal nas receitas, marcando presença em molhos e caldos. No preparo, deve ser adicionado somente ao final.

Fonte: Hora de Santa Catarina
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...