APOLOGIA AO NAZISMO - 17/05/2022 14:10

Desenho de suástica é encontrado em banheiro de universidade em SC

Símbolo do nazismo foi flagrado por estudantes na última semana
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Alunos encontraram símbolos nazistas em banheiro de universidade em Joinville – Foto: Reprodução
A presença de objetos e símbolos que remetem ao nazismo não é uma novidade em Santa Catarina. No decorrer dos últimos anos, várias denúncias e investigações relacionadas sobre a questão vieram à tona no Estado. Apesar disso, os casos continuam.
Desta vez, alunos da Univille, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, flagraram uma suástica – principal símbolo pelo qual o nazismo ficou conhecido – desenhada em um dos banheiros da universidade.
Logo abaixo do símbolo, também foi escrito o número 1488, simbologia ligada a supremacistas brancos. Segundo a universidade, os registros foram encontrados na sexta-feira (13).
A instituição disse que a equipe apagou o desenho e que repudia o ato. Não informou, porém, se a polícia foi acionada para investigar o caso. Veja a nota da universidade:
“Na última sexta-feira (13/05) a Univille identificou, em um dos banheiros coletivos do Campus Joinville, o desenho de uma suástica nazista. Após a identificação, a equipe da universidade realizou a limpeza do local e apagou o desenho.
A Univille lamenta e repudia este tipo de ação e não tolera atos como este em nenhum de seus espaços de ensino, pesquisa, extensão e atendimento à comunidade. A universidade tem como valores institucionais a construção de relacionamentos pautados na transparência, honestidade e respeito aos direitos humanos, promovendo o exercício da cidadania e da democracia.
Uma universidade que respeita a pluralidade de ideias e não aprova iniciativas de apologia à violência de qualquer tipo, inscrições de símbolos nazistas em seus campi e unidades ou qualquer manifestação de desrespeito aos estudantes, docentes, equipes administrativas e comunidades atendidas pela Univille.
Qualquer ato relatado, em desacordo com os valores e princípios da universidade, será tratado dentro das medidas legais vigentes no país. A Univille, mais uma vez, lamenta o episódio”.
No mês passado, uma suástica foi pichada na placa de uma igreja em Pomerode, no Vale do Itajaí, e um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil para identificar o autor do crime.
De acordo com a Lei nº 7.716 de 1989, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. A pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos e multa.

Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...