atendimento - 31/05/2022 10:17

SC não recebe cadernetas para monitorar vacina de crianças há dois anos

Recém-nascidos não estão recebendo o documento; Secretaria da Saúde informa que pais ou responsáveis serão avisados quando houver disponibilidade do material
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação, MS
Santa Catarina é um dos estados que está sem receber cadernetas de saúde para crianças há pelo menos dois anos. O documento havia sido prometido pelo governo federal para o início deste ano, mas até o momento não foi repassado.
Reportagem da TV Globo de segunda-feira (30) mostrou que 12 estados estão nessa situação, incluindo SC. Alguns estados como a Bahia relatam não receber exemplares do documento desde 2019.
Em SC, a Secretaria de Estado da Saúde informou que faz dois anos que as cadernetas não chegam aos catarinenses. Atualmente, os recém-nascidos não têm recebido o documento. Segundo a pasta, quando houver disponibilidade do material, os familiares serão chamados para entrega. 
Havia uma promessa de que o envio ocorresse até abril deste ano, mas até o momento nada foi recebido. O Estado chegou a abrir licitação para imprimir por conta própria as cadernetas, enquanto não ocorre o envio do Ministério da Saúde. Não foram divulgadas informações sobre o estágio desta contratação.
A reportagem procurou o Ministério da Saúde para questionar a causa do atraso nos envios aos estados, mas não obteve resposta até a publicação desta publicação.
Em janeiro, o Ministério da Saúde chegou a divulgar que os estados receberiam uma nova edição das cadernetas, atualizada e com mais recursos, a partir de março.
A caderneta é distribuída desde a década de 1980 e ajuda a família a controlar vacinas e situações de saúde das crianças ao longo da vida. Até 2018, a caderneta de saúde teve 12 edições. A partir de 2019, o nome foi modificado para Caderneta da Criança. Esta será a terceira edição do novo formato de caderneta.

Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...