Votação - 01/06/2022 08:31

Duas cidades de SC têm eleição para prefeito neste domingo; entenda por quê

Porto Belo e Presidente Castello Branco têm eleições suplementares após renúncias e cassações
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: TRE-SC, divulgação
Duas cidades de Santa Catarina terão eleições no próximo domingo (5). Porto Belo e Presidente Castello Branco vão escolher prefeito e vice-prefeito em eleições suplementares depois de terem ficado sem titulares desses cargos.
Os motivos que fizeram as duas cidades ficarem sem prefeitos e vices são diferentes. Em Porto Belo, o ex-prefeito Emerson Stein (MDB) renunciou no fim de março para concorrer a deputado estadual nas eleições 2022. Ele havia sido reeleito para o segundo mandato na disputa de 2020.
O vice Elias Cabral (PL), que deveria assumir a posição, também decidiu renunciar ao cargo e voltar a atuar como professor na rede estadual de ensino. Com isso, o presidente da Câmara, Joel Lucinda (MDB), assumiu temporariamente até que a cidade tivesse uma nova eleição.  Pela lei eleitoral, quando os cargos de prefeito e vice ficam vagos na primeira metade do mandato, deve ser convocada nova eleição direta.
Para a disputa deste domingo, três candidatos disputam o cargo de prefeito em Porto Belo. Além do próprio Joel Lucinda, atual prefeito interino, concorrem ao cargo também a ex-vereadora Rosaura Rodrigues (PT) e o militar da reserva David Jordelino da Silva (PRTB).

Presidente Castello Branco
No caso de Presidente Castello Branco, a nova eleição ocorre porque a chapa vencedora da disputa de 2020 foi cassada por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Segundo a Corte, o prefeito Tarcilio Secco e o vice Ademir Pedro Tonielo tiveram o diploma cassado porque teriam oferecido dinheiro para eleitores não votarem no dia do pleito. A conduta é considerada crime eleitoral. A decisão é de 7 de março.
Presidente Castello Branco tem duas candidaturas a prefeito. A ex-vice-prefeita e ex-vereadora Neiva Kleeman Tonielo (MDB) é uma das candidatas. Ela atuava como secretária de Saúde do município. O outro candidato é Vinícius Zanesco (PSC), que foi candidato a vereador na cidade em 2020.
Além das duas cidades de SC, outros sete municípios terão eleição suplementares neste domingo, segundo o TSE. São elas: Agudos do Sul (PR), Angélica (MS), Garibaldi (RS), Itapemirim (ES), Itatiaia (RJ), Japaraíba (MG) e Murici dos Portelas (PI).


Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...