NOVOS LEITOS - 29/06/2022 21:42

SC ativa 20 novos leitos de UTI pediátricos

Estado planeja ainda a instalação de 52 novos leitos em hospitais pelo estado; taxa de ocupação das UTIs pediátricas segue acima de 90%
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
SC ativou 20 novos leitos em hospitais públicos – Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom
Santa Catarina anunciou, nesta quarta-feira (29), que ampliou a rede de atendimento em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) infantil com a ativação de 20 leitos pediátricos.
Ainda conforme o governo estadual, já foram abertos 40 leitos entre pediátricos e neonatais desde o início do Plano de Ação de enfrentamento à emergência em saúde.
Ao longo desta semana, seis leitos foram instalados no Hospital e Maternidade, em Jaraguá do Sul, quatro no Hospital Seara do Bem, em Lages, e 10 no Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, a Decretação do Estado de Emergência foi fundamental para que os processos fossem acelerados, dando a resposta necessária para o atendimento à população e ampliando as ações que já se vinha realizando frente à pasta da saúde.
“Em 2018 havia 233 unidades de UTIs pediátricas e neonatais. Antes de iniciarmos nosso plano de ação, já havíamos chegado a 270. Com nosso trabalho contínuo, nós ultrapassaremos 300 leitos apenas de Unidade de Terapia Intensiva”, afirma o secretário.
Além disso, o governo estadual planeja ativar a primeira UTI neonatal SUS (Sistema Único de Saúde) em Brusque na próxima segunda-feira (4). No total, serão 10 unidades para atendimento de recém-nascidos no Hospital Azambuja.
A SES (Secretaria de Estado da Saúde) afirma que os municípios estão recebendo aporte para ampliação do atendimento da Atenção Básica à população para que desta forma aumentem os horários de atendimento das unidades.
Assim como fortalecer as estratégias de vacinação, que devem incluir a busca ativa principalmente de criança, adolescentes, gestantes, puérperas e portadores de comorbidades.
Por fim, a pasta alega que está previsto um aporte financeiro para os municípios com valores diferenciados para as cidades que estão em situação epidêmica em relação ao mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Veja quais hospitais devem receber novos leitos

Hospital Azambuja, em Brusque, com 10 de UTI neonatal e dois UTI pediátricos;
Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com quatro de UTI neonatal;
Hospital e Maternidade Carmela Dutra, Florianópolis, três leitos intermediários canguru;
Hospital Oase, Rio do Sul, com 10 de UTI neonatal;
Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, com sete de UTI neonatal;
Hospital Seara do Bem, em Lages, com um de UTI pediátrica;
Hospital Regional de Araranguá, com cinco de UTI neonatal;
Hospital Regional de São José, São José, com 10 de UTI neonatal.
Veja a nota da SES sobre os pacientes que aguardam por leito:
Nesta semana foram abertos mais 20 leitos de UTI pediátrica em Santa Catarina. Destes, 06 no Hospital no Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul, 04 no Hospital Seara do Bem, em Lages, e 10 no Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville, totalizando até o momento, 26 novos leitos de UTI pediátrica abertos desde o início do mês.
Além desses, também há 6 novos leitos de UTI neonatal e 8 de cuidados intermediários pediátricos.Esses são apenas os primeiros dos 82 leitos previstos, entre pediátricos e neonatais, que farão parte dos atendimentos do serviço único de saúde. Além dos leitos para os pacientes infantis, também foram abertos novos 10 leitos de UTI adulto e 17 de enfermaria no Hospital Florianópolis.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) informa que todos os pacientes que aguardam por transferência para um leito de UTI estão sendo plenamente assistidos.
Na manhã desta quarta-feira, 29 de junho, não há pacientes aguardando transferência para leito de UTI neonatal.
Com relação à UTI pediátrica, consta 01 (um) paciente em busca por leito junto à Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares (CERIH) e 02 (dois) que já possuem leitos ofertados, aguardando os trâmites de transferência para o leito de UTI. Todos são devido a doenças respiratórias.
Eles estão divididos nas regiões do Estado, sendo: 01 (um) no sul, 01 (um) no Vale do Rio Itajaí e 01 (um) na Serra.
Há também 01 (um) paciente em busca por leito de UTI adulto nos hospitais de referência e 03 (três) que já possuem leitos ofertados, aguardando os trâmites de transferência. Destes, 02 (dois) estão em busca de leito de UTI por doenças respiratórias e 02 (dois) por necessidade de serviço especializado de UTI para outras doenças.
Eles estão divididos nas regiões do Estado, sendo: 01 (um) no Planalto Norte e Nordeste, 02 (dois) no Meio Oeste e 01 (um) na Grande Oeste.
Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...