Um pleito da Facisc, uma ligação entre dois estados, uma possibilidade de melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas, a Ponte sobre o Rio Uruguai entre Barra do Guarita-RS e Itapiranga-SC acaba de ter seu edital lançado pelo Ministério de Infraestrutura nesta terça-feira, 28. O edital prevê a contratação de uma empresa para elaboração do projeto da Ponte e contempla o estudo de todo o trecho da 163, com seu devido processo de federalização desde Tenente Portela, no entroncamento com a RSC-472 até Mondaí, no entroncamento com a BR-386.
O valor licitado é de R$ 7.618.111,88 e o prazo para a elaboração do projeto é de um ano. Estão inclusos no edital todos os estudos de trafegabilidade, geologia, impacto ambiental, traçado e viabilidade econômica entre outros, além da elaboração dos projetos para possíveis obras complementares, sinalização, ampliação ou remodelação de acordo com a necessidade.
Atualmente na região, há somente outros dois pontos de travessia sobre o Rio Uruguai: na BR-158, entre os municípios de Iraí/RS e Palmitos/SC, e entre Goio-Ên/RS e Chapecó/SC, na RS-406/SC-480. Isso gera um importante fluxo de cargas que trafega na BR-163 no Extremo Oeste catarinense, e no Noroeste gaúcho. “As distâncias percorridas pelos usuários desta rota de transporte aumentam 88 km usando a travessia por Palmitos/SC. Para quem chega por Barra do Guarita/RS, um desvio de 105 km é requerido para alcançar Santa Catarina. Desta forma, com a construção da nova Ponte entre o Noroeste gaúcho e o Extremo Oeste de Santa Catarina, mitigam as distâncias e custos de transporte, tanto de passageiros como das cargas comerciais, e otimiza ainda mais a economia local. Ainda, com esta alternativa às travessias da BR-158 e da RS-406/SC-480, contribui para desafogar o tráfego nessas vias e tornar mais eficiente a conexão entre vários municípios desta região. Os resultados serão percebidos quanto à fluidez e segurança do trânsito, seus efeitos sobre os custos de transporte em geral, o número de acidentes e o bem-estar da população local.