"Velho Sonho" - 30/06/2022 09:06 (atualizado em 30/06/2022 09:13)

Publicado edital para projeto da ponte sobre o Rio Uruguai entre Barra do Guarita-RS e Itapiranga-SC

Edital prevê a contratação de uma empresa para elaboração do projeto da Ponte e contempla o estudo de todo o trecho da 163 com seu devido processo de federalização desde Tenente Portela.
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Foto: reprodução / FACISC

Um pleito da Facisc, uma ligação entre dois estados, uma possibilidade de melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas, a Ponte sobre o Rio Uruguai entre Barra do Guarita-RS e Itapiranga-SC acaba de ter seu edital lançado pelo Ministério de Infraestrutura nesta terça-feira, 28. O edital prevê a contratação de uma empresa para elaboração do projeto da Ponte e contempla o estudo de todo o trecho da 163, com seu devido processo de federalização desde Tenente Portela, no entroncamento com a RSC-472 até Mondaí, no entroncamento com a BR-386.

Para o vice-presidente Regional da Facisc no Extremo Oeste, Maikel Frey, que integra o Movimento Pró-ponte, esta é a vitória de uma batalha de meio século. “A construção faz parte dos pleitos do Programa Voz Única na regional Extremo Oeste da Facisc e continuará como prioridade na cartilha de 2022”, explicou.

O valor licitado é de R$ 7.618.111,88 e o prazo para a elaboração do projeto é de um ano. Estão inclusos no edital todos os estudos de trafegabilidade, geologia, impacto ambiental, traçado e viabilidade econômica entre outros, além da elaboração dos projetos para possíveis obras complementares, sinalização, ampliação ou remodelação de acordo com a necessidade.

Segundo o edital a implantação de nova ponte sobre o Rio Uruguai tem por objetivo incrementar a conectividade da malha rodoviária entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Atualmente na região, há somente outros dois pontos de travessia sobre o Rio Uruguai: na BR-158, entre os municípios de Iraí/RS e Palmitos/SC, e entre Goio-Ên/RS e Chapecó/SC, na RS-406/SC-480. Isso gera um importante fluxo de cargas que trafega na BR-163 no Extremo Oeste catarinense, e no Noroeste gaúcho. “As distâncias percorridas pelos usuários desta rota de transporte aumentam 88 km usando a travessia por Palmitos/SC. Para quem chega por Barra do Guarita/RS, um desvio de 105 km é requerido para alcançar Santa Catarina. Desta forma, com a construção da nova Ponte entre o Noroeste gaúcho e o Extremo Oeste de Santa Catarina, mitigam as distâncias e custos de transporte, tanto de passageiros como das cargas comerciais, e otimiza ainda mais a economia local. Ainda, com esta alternativa às travessias da BR-158 e da RS-406/SC-480, contribui para desafogar o tráfego nessas vias e tornar mais eficiente a conexão entre vários municípios desta região. Os resultados serão percebidos quanto à fluidez e segurança do trânsito, seus efeitos sobre os custos de transporte em geral, o número de acidentes e o bem-estar da população local.

O edital também traz um esboço da localização e do traçado da ponte, que segundo o mapa não seguiria o atual traçado da rodovia e não ficaria localizada no mesmo trecho onde hoje é realizada a travessia por Balsa e sim mais abaixo no Rio Uruguai, quase na altura do local conhecido com Remanso e fazendo uma acesso para a ponte de 800 metros em Barra do Guarita, mais 900 metros de ponte sobre o leito do rio e um acesso de 1km no lado catarinense.

O prefeito de Barra do Guarita e coordenador do Movimento Pró Ponte, Rodrigo Locatelli Tisott, comemorou o lançamento do edital e disse que agora o projeto tem tudo para andar e após a contratação efetiva da empresa que vai elaborar o projeto já será possível começar a buscar recursos para a construção em si.
Fonte: FACISC com site CLICPortela
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