A Polícia Militar comunicou, através das redes sociais, sobre uma onda de golpes envolvendo criminosos se passando por funcionários da Celesc (Companhia Energética de Santa Catarina). Os criminosos estão entrando em contato com consumidores, solicitando informações pessoais e bancárias, com a desculpa de realizar um depósito referente a créditos ou benefícios de ações judiciais.
Nos últimos dias, muitos consumidores relataram que receberam ligações telefônicas ou mensagens de texto, onde os golpistas alegavam ser representantes da Celesc e pediam dados como CPF, número de contrato e informações bancárias (agência, número de conta e até mesmo senha).
A justificativa para o pedido seria um depósito surpresa, supostamente relacionado a créditos ou benefícios. Porém, trata-se de uma tentativa de fraude para obter dados sensíveis e realizar ações como clonagem de cartões ou transferências bancárias indevidas.
A Celesc reafirma que não solicita informações bancárias por telefone e que esse tipo de procedimento não faz parte de suas práticas. A companhia ainda orienta que, caso o consumidor receba qualquer abordagem suspeita, ele não deve fornecer informações.
Como se proteger:
• Nunca forneça dados bancários ou pessoais por telefone ou mensagem.• Verifique a veracidade do contato, entrando em contato diretamente com a Celesc pelos canais oficiais da companhia.
• Desconfie de ofertas ou depósitos inesperados, especialmente se forem solicitados dados sigilosos.
• Caso você tenha sido vítima ou tenha dúvidas sobre a autenticidade do contato, denuncie o incidente às autoridades competentes.