
Estão abertas as inscrições para o Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) 2026. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC), já impactou mais de 82 mil estudantes catarinenses com atividades educativas sobre autoproteção e redução de riscos.
Com o objetivo de formar cidadãos mais resilientes e preparados para possíveis desastres, o PDCE integra ao currículo escolar conteúdos de Proteção e Defesa Civil, com foco nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. O programa também pode ser adotado por turmas da EJA (Fundamental II) e instituições do terceiro setor que atendem alunos entre 10 e 15 anos no contraturno.
A grande novidade da próxima edição será a realização de workshops antes do início oficial do programa. Para isso, serão selecionados professores já formados, um de cada disciplina, que atuarão como mentores. Esses profissionais repassarão seus conhecimentos aos novos participantes, de acordo com a área de ensino de cada docente. O modelo colaborativo deverá fornecer a troca de experiências, ampliar a compreensão dos conteúdos e tornar a formação mais dinâmica e alinhada às necessidades reais dos estudantes.
Ao incorporar de forma integrada temas como gestão de riscos, gestão de desastres e redução de riscos, o programa amplia a cultura de prevenção, alcançando não apenas os estudantes, mas também suas famílias e comunidades. “O Programa transforma alunos e professores em agentes de cidadania climática, tornando nossas comunidades mais preparadas para enfrentar desafios climáticos e ambientais”, destaca o secretário de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário disponível no site oficial da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina até 19 de dezembro, tanto para escolas novas quanto para aquelas que já participam do programa. Para as unidades que não conseguirem se inscrever dentro desse prazo, haverá uma segunda etapa, aberta de 1º a 28 de fevereiro de 2026.
Os professores também precisam realizar sua inscrição por meio de um formulário próprio. Docentes que já concluíram e foram certificados em edições anteriores não precisam refazer a capacitação, mas devem se cadastrar para acessar o repositório de materiais e participar das ações do próximo ano.
O Programa Defesa Civil na Escola atua na redução de riscos e vulnerabilidades por meio de ações de prevenção, mitigação e preparação. Voltado aos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o PDCE integra temas como gestão de riscos, meio ambiente, mudanças climáticas, cidadania e autoproteção ao currículo escolar.
Iniciado como projeto-piloto em 2013, a iniciativa tornou-se programa estadual em 2019 e, desde o Decreto nº 1.382, de 24 de julho de 2021, passou a ser permanente e obrigatório em todo o estado. Para isso, os professores recebem uma capacitação de 80 horas e aplicam os conteúdos em sala de aula com apoio de material didático alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

